PV de Candeias resiste em apoiar Marivalda, defende nome de vereador e se une a PT e PCdoB locais em criticas a Éden

Embora o PT da Bahia pregue que está definido que a candidata da base do governador Jerônimo Rodrigues à Prefeitura de Candeias será a atual vice-prefeita Marivalda da Silva, filiada ao partido, a decisão ainda está longe de um consenso dentro da própria federação formada pelos petistas junto com o PV e o PCdoB no município da Região Metropolitana de Salvador.

O PV lançou a pré-candidatura do vereador Sílvio Correia, já com o apoio do PCdoB local, formando maioria dentro da federação. Além disso, o diretório municipal do PT em Candeias, que ocupa cargos na gestão do prefeito Dr. Pitágoras (PP), não declarou respaldo ao nome de Marivalda.

“Sou pré-candidato a prefeito. Eu quero que Marivalda me apoie. Eu tenho maioria dentro da federação em Candeias. Já tenho o apoio do PCdoB municipal. O governador e o PT da Bahia dizem que a vice-prefeita é a candidata, mas não combinaram com o nosso grupo em Candeias. Eu sou o único vereador da cidade que apoiou Jerônimo e o presidente Lula integralmente, enquanto o PT sequer tem representante na Câmara Municipal”, disse Sílvio Correia ao Política Livre.

Ele lembrou que Marivalda pediu votos, em 2022, para a primeira-dama da cidade Soraia Cabral (PP), que disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa no grupo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), ficando na primeira suplência. Dr. Pitágoras também apoiou Neto.

“O nome de Marivalda não é consenso dentro da federação. A gente precisa ter uma discussão mais longa e mais acirrada para ver se ela tem viabilidade. Até o momento, o nome de Sílvio Correia está posto e não está descartado nem que surja uma nova candidatura dentro desse processo. Precisamos ter certeza de que vamos sair desse processo vitoriosos”, afirmou ao site o presidente do PV de Candeias, Toni Gleidson.

Na noite desta quarta (27), os presidentes municipais dos três partidos que formam a federação em Candeias divulgaram uma nota conjunta criticando a interferência do comandante do PT da Bahia, Éden Valadares, em favor de Marivalda no processo de escolha do candidato em Candeias. Assinam o texto, além de Toni Gleidson, Ai Carlos (PCdoB) e Emerson Magno Santos da Paixão (PT).

O comunicado reafirmou que existem duas candidaturas colocadas na federação, a de Marivalda e a de Sílvio, que estão sendo “articuladas com cautela, igualdade e sem predileção”. “Os presidentes afirmam que ainda que não aceitarão a velha política de ‘caciques’ e ‘coronéis’, prática antiga de impor um desejo pessoal a um grupo. Quem deve decidir sobre a política em Candeias são os dirigentes que vivem e militam no dia a dia do município”, divulgaram os representantes da federação municipal.

A nota, que também acusou Éden de atrapalhar a montagem das chapas de candidatos a vereador às vésperas do prazo final de filiações, foi uma reação ao comunicado do presidente do PT da Bahia, divulgado também nesta quarta (27), afirmando que as disputas em Candeias serão decididas pela Executiva estadual petista, inclusive a definição das candidaturas proporcionais. Ele reafirmou ainda o apoio “unânime” ao nome de Marivalda, em uma decisão de cima para baixo (clique aqui para ler).

Éden, por sua vez, reagiu à ampliação de espaços ocupados pelo PT na gestão de Dr. Pitágoras. O partido, que já ocupava uma secretaria, indicou a segunda esta semana. O PV, que também apoiou o prefeito, não ocupa mais espaços dentro da gestão municipal.

Procurado, o presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes, declarou que a pré-candidatura de Sílvio Correia está mantida, mas ponderou que existem conversas dentro da federação estadual para que o vereador seja vice de Marivalda. “Esperamos chegar a um entendimento em Candeias, assim como em outros municípios”.

 

Política Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *