Por Ricardo Antunes
O Recife está em 14º lugar no ranking das Cidades com Serviços Inteligentes realizado este ano pela Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicação e conectividade. O levantamento, realizado anualmente, avaliou 201 municípios que oferecem serviços considerados inteligentes ao cidadão usando os meios digitais, como Internet e celular. A entidade realiza, paralelamente, o ranking Cidades Amigas do 5G, que lista os municípios que mais estimulam a conectividade. Pois bem: neste ranking, Petrolina está simplesmente no último lugar.
O ranking Cidades Amigas do 5G avalia a legislação municipal e a burocracia para a instalação de antenas e infraestrutura de telecomunicações. Quanto mais moderna a legislação e menor a burocracia, a expansão das redes é feita na mesma velocidade do aumento da demanda, ganhando, com isso, o município e a população. Petrolina faz justamente o oposto, levando mais de seis meses para emitir as autorizações, conforme o levantamento da Conexis Brasil Digital.
Entre as dificuldades alinhadas pela entidade para ampliar a conectividade, cidades como Petrolina, em último lugar, Jundiaí, em São Paulo, em penúltimo, e Caucaia, no Ceará, na antepenúltima colocação, impõem restrições como a fixação de distâncias entre antenas e edificações como hospitais e escolas, a proibição de instalação em áreas residenciais e, quando não há proibição, a exigência de anuência dos moradores vizinhos para fixar as antenas; e obrigatoriedade de licença ambiental mesmo quando não há desmatamento.
GRAU DE UTILIZAÇÃO
Já o ranking das Cidades com Serviços Inteligentes, feito pela consultoria Teleco, avalia a existência e o grau de utilização de serviços inteligentes. São considerados, nesta avaliação, entre outros, serviços utilizados diretamente pelo cidadão nas áreas de mobilidade urbana, e-gov, saúde, educação, meio ambiente, diversão.