Senac EAD oferece curso de Noções de Primeiros Socorros para todos os públicos

Em 36 horas, os alunos aprendem ações simples que podem diminuir o sofrimento, evitar complicações e até salvar vidas

O Brasil apresenta estatísticas alarmantes sobre diferentes tipos de acidentes e incidentes. A cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito, de acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM).¹ Já os acidentes de trabalho resultaram na morte de 17.952 pessoas de 2012 a 2018, ou seja, uma morte a cada três horas e 40 minutos, segundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho.²

Esses números revelam a importância da prestação de atendimentos emergenciais, que podem ser ações simples para diminuir o sofrimento, evitar complicações e até salvar vidas. O curso Noções de Primeiros Socorros foi idealizado para oferecerdicas e orientações básicas sobre o tema, com aulas ministradas por profissionais experientes no atendimento de urgências e emergências.

“A aplicação de ações de primeiros socorros pode salvar vidas e prevenir complicações, sequelas e outros acidentes. Ações básicas, como a sinalização de um acidente, por exemplo, podem prevenir outros”, destaca Adriana Miria da Silva, docente da área de saúde do Senac EAD.

Acidentes domésticos e de trabalho como engasgamento, afogamento, intoxicação, envenenamento, queimaduras, choque elétrico, entorses, luxação e fraturas, entre outras, poderiam ser atendidos com maior eficácia por pessoas mais preparadas para atuar nos primeiros socorros.

Para todos os públicos   

Com carga horária de 36 horas, o curso de primeiros socorros é recomendado para qualquer pessoa e ensina ações básicas que podem ser aplicadas não apenas por profissionais de saúde. “São ensinamentos que podem salvar vidas, já que nem sempre o socorro chega a tempo e ações simples podem ter grande impacto no resultado de um acidente ou incidente”, ressalta Adriana.

Em caso de parada cardiorrespiratória, por exemplo, o início da compressão torácica é primordial para manter a circulação e prevenir lesões cerebrais, além de aumentar a chance de sobrevivência da vítima.

Outra situação bastante comum são os engasgamentos de bebês e crianças pequenas, inclusive durante a amamentação. São casos em que não há tempo para ir a um hospital ou acionar socorro, é preciso uma ação imediata e que pode prevenir hipóxia (falta de oxigênio no cérebro) e evitar a ocorrência de lesões neurológicas com sequelas.

Fonte: Conselho Federal de Medicina (CFM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *