Sento-Sé sedia Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia
Sento-Sé está sediando o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – CPCIF/2023, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A ação, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, está acontecendo na Fazenda Lageado, no Distrito de Piçarrão, até a próxima quarta-feira, dia 20 de setembro.
Um total de 36 alunos, sendo 35 da Bahia e um de Rondônia estão sendo capacitados para o combate a incêndio florestal nos biomas predominantes do estado da Bahia, entre eles o bioma caatinga, o predominante no município de Sento-Sé.
De acordo com o major Moreira do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que está conduzindo a capacitação, o curso tem como objetivo especializar os bombeiros militares para a prevenção a incêndios florestais.
“É um curso com duração de seis semanas, com aulas teóricas e práticas, onde são abordadas várias temáticas e utilizamos todos os biomas do nosso estado. Já passamos pelo bioma Mata Atlântica, agora estamos na caatinga e seguiremos para a região sudoeste do estado, para o bioma Cerrado e também para a Chapada onde teremos o bioma Ecótono, onde temos uma transição entre Cerrado e Caatinga”, explica o major destacando a importância do apoio da gestão municipal para realização das ações. “A escolha do município de Sento-Sé, foi devido à sua localização territorial, no extremo norte baiano, onde o bioma caatinga, apresenta todas as amostras da fauna e flora e no período de estiagem, aumenta o número de focos de incêndios na vegetação, pela região. Com essa capacitação, o Corpo de Bombeiros da Bahia pode atender um número maior de ocorrências e chegar mais próximo de quem precisa de ajuda”, assinalou.
A prefeita Ana Passos reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de parcerias na construção de ações voltadas para o bem da população. “Para Sento-Sé é uma honra sediar um curso de tamanha relevância, não só para a preservação do meio ambiente, mas também para a prevenção dos desastres que um incêndio pode causar. Nosso município é conhecido como a Capital do Bioma Caatinga e sempre seremos parceiros e apoiaremos ações que visam melhorias para o nosso povo, nosso estado e pais”, pontuou a prefeita.