Sobreviventes de campos de concentração disputam ‘Miss Holocausto’ em Israel

Shoshanna Colmer tem 93 anos de idade e venceu o concurso de beleza Miss Holocausto 2013. O evento, que vai na sua segunda edição, aconteceu em Haifa, Israel, na quinta-feira passada, envolto em polêmica.
O concurso levou à final 18 mulheres sobreviventes dos campos de concentração nazis. As mulheres, com idades compreendidas entre os 70 e 94 anos, foram seleccionadas entre 300 outras concorrentes e desfilaram para uma plateia de cerca de 3 mil pessoas.
A polêmica em torno desse evento tem sido muita, com alguns críticos apelidando o concurso como ‘macabro e ofensivo’. Ao passo que os apoiantes o veem como um concurso capaz de incentivar a auto-estima das mulheres envolvidas, introduzindo um pouco de glamour em suas vidas.
Shoshanna Colmer, a vencedora, esteve presa em Auschwitz e se mudou para Israel em 1946. Ao jornal israelita “Haaretz” admitiu que encarava esse concurso como uma forma de dizer ao mundo que essas mulheres ‘não foram destruídas pelo Holocausto”.
Shoshanna ainda mantém o número 80277 marcado pelos Nazis em seu braço. (Renata Castro, Manchete Atual)

























