Torcedores surdos do Flamengo reagem ao gesto carinhoso reproduzido por Jorge Jesus

Torcedores surdos do Flamengo se reuniram para fazer uma homenagem ao seu time de coração
Torcedores surdos do Flamengo se reuniram para fazer uma homenagem ao seu time de coração Foto: Bruno Kaiuca / Agência O Globo
Denise Roque

A comunidade das pessoas portadoras de surdez do Rio estava em festa na quarta-feira, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em Laranjeiras. E não só porque era o Dia Nacional do Surdo. Mas também porque ainda estavam sob o impacto das homenagens feitas pelo Flamengo, na vitória de quarta-feira à noite sobre o Internacional, pelo Brasileiro.

Antes da partida, um vídeo foi exibido no telão do Maracanã com um professor do Ines ensinando o hino do clube em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Já ao fim do jogo, o técnico Jorge Jesus reproduziu o gesto que significa “Flamengo, eu te amo”.

Hugo Alves tem 22 anos, é surdo e torce para Flamengo. No gesto em LIBRAS, o jovem manda o recado:
Hugo Alves tem 22 anos, é surdo e torce para Flamengo. No gesto em LIBRAS, o jovem manda o recado: “Segue o líder!” Foto: Bruno Kaiuca / Agência O Globo

— Nós nos sentimos importantes — afirmou o aluno Hugo Alves, do 2º ano do ensino médio, emocionado e vestido a caráter: — Primeiro foi o Gabigol (que na vitória sobre o Cruzeiro, no último sábado, fez o gesto de “hoje tem gol do Gabigol’), e agora o Jesus. Para quem é surdo e torce para o Mengão fez toda a diferença, porque nos enxergaram.

Janaina Barros e Thiago da Silva fazem o refrão da canção
Janaina Barros e Thiago da Silva fazem o refrão da canção Foto: Bruno Kaiuca / Agência O Globo

Tudo isso é reflexo de um projeto, chamado “Também sou Flamengo: sinto, vivo, amo”, que foi apresentado ao clube da Gávea pela pedagoga Viviane Pinheiro em maio. Pesquisadora da área de surdez, ela queria tornar acessível aos torcedores surdos o hino do Flamengo, promovendo maior inclusão e cidadania.

— Não há barreiras para quem torce e quem ama — disse ela, que apresentou o professor e intérprete surdo Ricardo Boaretto e a intérprete de Libras Karine Rocha ao time rubro-negro.

Rodolfo Lourenço e Luiz Canto declaram sua paixão
Rodolfo Lourenço e Luiz Canto declaram sua paixão Foto: Bruno Kaiuca / Agência O Globo

Cinco alunos do Ines, referência nacional na educação de surdos, foram escolhidos para visitar a equipe de Gabigol e cia antes da partida de quarta-feira. Ao chegarem ao Maracanã, foram recebidos com carinho e tiveram a oportunidade de ensinar alguns sinais para Jesus. Em retribuição ao gesto atencioso do português, os rubro-negros do Ines se reuniram ontem para demonstraram todo o seu amor pelo Flamengo em Libras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *