UFPE cai uma posição no ranking RUF, mas segue como a melhor do Nordeste

O Ranking Universitário Folha 2024 (RUF 2024) classificou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como a 11ª melhor universidade do Brasil. O ranking é realizado pela Folha de S. Paulo anualmente, avaliando 40 cursos de universidades, centros universitários e faculdades do País.

Apesar da UFPE cair uma colocação no ranking, continua mantendo a liderança entre as instituições do Norte-Nordeste, com nota geral de 89,26. A partir de 2014, o RUF passou a incluir também rankings específicos para cursos. Neste ano, foram avaliadas 203 universidades.

O RUF avalia as universidades em cinco dimensões principais:

– Pesquisa (42% do peso total) – considera indicadores como número de publicações, citações, bolsistas do CNPq, teses defendidas e recursos captados;

– Ensino (32%) – abrange a opinião de docentes, desempenho no Enade, regime de trabalho e qualificação do corpo docente;

– Mercado (18%) – avalia a preferência de contratação de profissionais de RH entrevistados pelo Datafolha;

– Internacionalização (4%) – mede citações internacionais e publicações em coautoria com instituições estrangeiras;

– Inovação (4%) – reflete o número de patentes e parcerias com empresas.

Na avaliação de 2024, a UFPE se destacou nas dimensões Mercado, em que obteve a 8ª posição, e Ensino, ficando em 12º lugar entre as universidades brasileiras. As três primeiras colocações do ranking nacional foram ocupadas pela USP, Unicamp e UFRGS.

Além disso, das 40 carreiras avaliadas, a UFPE possui 18 (45%) entre as dez melhores do Brasil, com destaque para Serviço Social, o segundo melhor do país, e Design e Computação, ambos em 4° lugar.

Do Diario de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *