Vídeo: Homem passal mal na frente de posto de saúde e morre

Homem passa mal dentro de BRT

Um homem passou mal dentro de um ônibus BRT (Madureira-Alvorada), na tarde desta terça-feira, em frente ao Centro Municipal de Saúde (CMS) Alberto Borgeth, em Madureira, Zona Norte do Rio, e morreu após ser levado de ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Madureira. Segundo uma das passageiras, que fez um vídeo da situação e enviou para o WhatsApp do Extra (21996441263), mesmo com a proximidade do posto de saúde o atendimento demorou 22 minutos e a espera teria sido fatal para o homem, identificado como José Manoel N., de 68 anos.

— Ele passou mal assim que o ônibus saiu ponto. O motorista estacionou e um guarda municipal foi até o CMS Alberto Borgeth, solicitando ajuda, mas eles disseram que não tinha médico. Outra passageira, que disse ser enfermeira, começou a fazer os primeiros socorros, mas não tinha equipamentos. E nós cronometramos: foram 22 minutos até o atendimento do posto em frente chegar — denuncia a gerente de cinemas Vanessa Sampaio Gonçalves.

O vídeo feito por Vanessa foi compartilhado em sua rede social e, até o momento, tem 7,2 mil visualizações. Nele, é possível ver a médica fazendo o atendimento ao homem, enquanto os passageiros reclamam do atraso no atendimento. A gerente de cinemas afirmou, ainda, que chamou o Corpo de Bombeiros para atender o passageairo que passava mal, mas eles teriam demorado 28 minutos para chegarem no local.

A direção CMS Alberto Borgeth informou, por meio da Secretaria municipal de Saúde, que “uma médica da unidade foi chamada, às 14h30, por um agente da CET RIO para fazer atendimento de paciente que estava em parada cardiorrespiratória dentro do BRT. A profissional pegou o material para o atendimento e foi imediatamente para o local”.

Ainda de acordo com a secretaria, a médica fez massagem cardíaca no passageiro e, em seguida, “uma ambulância que passava pelo local parou para prestar assistência. Com ajuda de duas enfermeiras e o suporte da ambulância, a médica deu continuidade ao atendimento com desfibrilação e ventilação por máscara de oxigênio”. A médica teria acompanhado o paciente até a UPA Madureira, onde outros médicos continuaram o atendimento, mas o paciente morreu às 15h30. O corpo foi encaminhado para o IML.

O Corpo de Bombeiros informou, em nota, que “nos registros da corporação consta o acionamento às 14h27 e a chegada da ambulância ao local às 14h40”.

Já o Consórcio BRT informou que seus funcionários são orientados, em caso como esse, a buscar socorro imediato para o passageiro. “Isso consiste em acionar o SAMU, o que ocorreu neste tão logo o homem começou a passar mal”, diz a nota. “O motorista parou imediatamente em frente a uma unidade de saúde, cumprindo protocolo semelhante ao que é adotado no BRT”.

Procurado, o Instituo Médico Legal não informou a causa de morte de José Manoel.

Fonte: Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *