Agatha Moreira se joga na vida de solteira após 13 anos comprometida

Agatha Moreira faz ensaio inspirado nos anos 90
Agatha Moreira faz ensaio inspirado nos anos 90 Foto: Fotos: Sergio Baia/Beleza: Walter Lobato
Thayná Rodrigues

De óculos escuros, jeans e regata, Agatha Moreira chega à sessão de fotos da Canal pedindo desculpa pelos minutos de atraso: “Gente, foi mal, dei PT (sigla para ‘perda total’) na balada ontem”. Gargalhada geral no estúdio. Enquanto se esforça para deixar a ressaca de lado e se apressa para começar a se produzir, a jovem de 26 anos sabatina o amigo fotógrafo Sergio Baia e quer saber por que ele sumiu das noitadas do Rio de Janeiro. “Entrou para a igreja?”, diverte-se ela. Ao ouvir a resposta, ela provoca, mostrando ser figurinha carimbada na noite carioca: “Mentira que você estava lá no bar! Eu fui e não te vi!”.

A intérprete da Ema de “Orgulho e paixão” não é dada a convenções, poses e cerimônias. Em vez de se lapidar por regras sociais, como na época retratada na novela, ela mostra que a autenticidade e a espontaneidade contemporâneas não substituem a boa e velha polidez.

— Nunca me encaixei neste ideal de vida de princesa. Gostaria que o único padrão antigo que a gente pudesse manter fosse a educação. Todo o resto deixaria para lá: grandes conveniências profissionais, conservadorismo na relação entre homem e mulher… — opina Agatha, que neste ensaio encarna as protagonistas de “As patricinhas de Beverly Hills” (1995), obra que, assim como sua personagem na novela das seis, se baseia no livro “Emma” (1815), de Jane Austen.

Agatha Moreira
Agatha Moreira Foto: Sergio Baia/ Beleza: Walter Lobato

Mas o que o filme da década de 90 e o livro do século 18 têm em comum? Neles, as personagens se colocam na função de cupido das amigas e, no fim da história, percebem que o amor pode estar a seu lado. A “nossa” Ema, aliás, sobe ao altar para encontrar Ernesto (Rodrigo Simas) amanhã, numa cena aguardada ansiosamente pelos fãs que shipam o casal #Erma. A cada capítulo romântico dos dois, a junção de nomes assume as primeiras colocações entre os assuntos mas comentados no Twitter no Brasil. A torcida do público ganhou ainda mais força depois que, na vida real, Agatha foi fotografada aos beijos com o colega e amigo de longa data — os dois trabalharam juntos pela primeira vez em 2012, como irmãos em “Malhação”.

— Foi louco o que aconteceu. O público vê duas pessoas se beijando, e a expectativa é de que já estejam namorando, casando, tendo três filhos… Nós não estamos com vontade de dar nome ao que temos e está tudo certo. A gente se ama muito. A relação que eu e Rodrigo temos é tão grande, é muito maior do que se pensa. Para nós, isso é o mais importante e o mais bonito. E seguimos podendo beijar outras bocas. Eu tô na pista! Continuo solteira. SOL-TEI-RA — gargalha a artista.

Agatha Moreira posa com inspiração no filme 'As patricinhas de Beverly Hills'
Agatha Moreira posa com inspiração no filme ‘As patricinhas de Beverly Hills’ Foto: Sergio Baia/Divulgação

Esse momento “livre, leve e solta” é um marco na vida amorosa da atriz e tem sido encarado com euforia. Ao se posicionar para as fotos desta reportagem, Agatha vê um cantor americano cantar na TV e aposta: “Vou pegar esse cara na próxima vez em que ele vier ao Brasil. Vocês duvidam?”. Após 13 anos comprometida, ela assume que manter o estado civil atual e a liberdade amorosa intactos até 2019 virou um desafio:

— Sempre engatei um namoro atrás do outro. Não passava o Dia dos Namorados solteira desde a adolescência. E o curioso é que adoro ficar comigo mesma. Não fico angustiada quando estou sozinha. O que acontece é que eu me apaixono e logo entro num relacionamento sério. Se Deus quiser, vou chegar até o carnaval do ano que vem sem ninguém. Preciso conseguir este feito (risos)!

Não duvide de sua capacidade. Nas relações interpessoais, ela já rompe muitos tabus de comportamento. Assim como sua Ema, Agatha virou conselheira amorosa de um ex-namorado — o ator Guilherme Prattes, seu par em “Malhação” (2012) —, é amiga de seu último amor, o ator Pedro Lamin, mas, diferentemente da Baronesinha de “Orgulho e paixão”, não planeja se vestir de noiva para assinar um contrato de união.

— O casamento contratual não faz sentido na minha cabeça. Essa coisa de escrever num documento que você está com uma pessoa é meio surreal. Um dia, posso até querer reunir meus amigos para festejar o amor, mas nunca entendi esse papel além da celebração do sentimento. Já morei com um namorado (o cineasta Pedro Nicoll) e até que não foi tão ruim, mas serviu para eu saber que ainda não estou preparada para isso — admite.

A atriz Agatha Moreira posa inspirada nos filmes 'As patricinhas de Beverly Hills' e 'Quem vai ficar com Mary'
A atriz Agatha Moreira posa inspirada nos filmes ‘As patricinhas de Beverly Hills’ e ‘Quem vai ficar com Mary’ Foto: Fotos: Sergio Baia

Agora, “Quem vai ficar com ela?”. A pergunta clichê a todas as histórias de amor da TV e que remete ao filme estrelado por Cameron Diaz em 1998 (que inspirou a foto da capa desta edição da Canal) é também uma constante na vida da atriz. Além de Simas, Agatha viu, nas redes sociais, seu nome associado a outros galãs do momento:

— Teve um dia em que acordei namorando o Chay Suede. Só me colocam com homem gato! Estou com a bola cheia!

Heterossexual, Agatha assumiu já ter beijado amigas na boca, em entrevista ao youtuber Matheus Mazzafera. Aqui, a artista lembra que um desses beijos foi em Camila Queiroz, seguindo a proposta do teste para “Verdades secretas” (2015):

— A gente se conheceu em Nova York, quando trabalhávamos como modelo. Não tive problema em fazer a cena, estávamos preocupadas com o trabalho. Na vida, não há a menor possibilidade de eu virar lésbica! Não tenho paciência nem com minhas amigas! Em “Orgulho e paixão”, então, quando entram todas na TPM, o camarim vira um terror (risos)!

Dentro e fora da ficção, um desfecho é certeiro: Agatha vai ficar com quem ela quiser. A atriz ressalta que, desde a adolescência, nunca cedeu a apelos e ao assédio masculino.

— Ser cantada na rua me dá nojo. Como alguém pode acreditar que isso desperta atração? — questiona, contextualizando: — Desde muito nova, sou a minifeminista da minha casa. Cresci sem aceitar certos padrões machistas da sociedade. Jamais me submeteria a ser bancada por alguém, por exemplo. Não ter minha própria vida, meu próprio trabalho, é inimaginável.

Agatha Moreira tem 26 anos e seis novelas na carreira
Agatha Moreira tem 26 anos e seis novelas na carreira Foto: Sergio Baia

Nos anos 2000, a ex-moradora de Olaria, na Zona Norte do Rio, trabalhou como modelo internacional em Nova York, em Miami, em Tóquio e em cidades da China. Nas horas em que não estava fotografando, Agatha conta que conhecia a vida noturna das capitais, e lembra que já jogou bebida num homem que a assediou. A artista, no entanto, vê com um olhar crítico trabalhos que aceitou cumprir quando modelava.

— A mulher ser objetificada era normal. Nós éramos levadas para as boates por um empresário. As modelos ficavam ali curtindo, bebendo, só para ele ostentar a companhia de mulheres bonitas, que ele nem conhecia, num camarote. A forma como isso funciona me dá um pouco de agonia. Não julgo quem faça porque, imagina, você tem 18 anos, quer curtir uma balada de graça e não tem que fazer nada em troca. Dá para entender, né? Mas não me submeteria mais a esse tipo de trabalho hoje — frisa.

Olhar para trás permite à atriz afirmar que sua própria companhia já não é mais a mesma. Amadurecer e viver um período de mudanças com ênfase em seu poder feminino a faz classificar 2018 como um ano simbólico:

— Estou num momento de descobertas do que gosto e do que não gosto em mim. Estar sozinha nesta fase é importante para que eu me entenda e consiga me enxergar melhor. Na ficcção, também torço para que um dia façam uma novela sobre a mocinha que termina linda, feliz, sozinha e independente. Por favor, diretores, quero ser essa personagem!

Agatha Moreira veste look inspirado nos anos 90
Agatha Moreira veste look inspirado nos anos 90 Foto: Sergio Baia/Divulgação

Créditos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *