Comitiva da Rota da Fruticultura e outras representatividades visitam Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho 

O Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho recebeu nesta sexta-feira (23/07), uma comitiva formada por membros da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), colaboradores da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), lideranças políticas e outros representantes, com o intuito de conhecer o polo da fruticultura irrigada e trocar experiências comerciais.

A visita iniciou pela manhã, na Estação de Bombeamento Principal (EBP), localizada em Sobradinho (BA). Lá foi apresentada a estrutura do local e como é feita a captação e distribuição de água aos 2.333 usuários do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC). Ainda pela manhã, o grupo conheceu outras estruturas do Projeto e também um lote empresarial onde são cultivadas as culturas de manga e uva.

À tarde, a comitiva visitou a sede Administrativa do DINC, onde foram apresentadas as suas principais instalações. Dando continuidade, o grupo se dirigiu ao lote de um pequeno produtor, no Núcleo 6. O presidente da Associação dos Produtores do Distrito Federal (APROSANTA), Cristiano Valério de Moraes, fez uma avaliação positiva da visita.

“Conhecer a estrutura do Projeto Irrigado Nilo Coelho foi muito bom, tudo é muito novo! Você ver uma Estação de Bombeamento (EB) de irrigação, em céu aberto, tudo automatizado, é algo incrível, a gente não imaginava como seria a gestão hídrica daqui. Fiquei admirado porque é feita com muita responsabilidade. Tive uma experiência magnífica. Vamos levar muita informação  para o Distrito Federal”, pontuou.

A deputada federal Beatriz Kicis, que esteve pela primeira vez em Petrolina-PE, parabenizou o Distrito pela organização e comprometimento no trabalho.

“Eu sabia que aqui era um Projeto de sucesso, mas ainda assim, me surpreendi muito vendo como é feita toda essa gestão. Vim para acompanhar de perto, entender essa realidade e ajudar a levar essa expertise para outras áreas. É emocionante ver um Projeto de tamanho êxito, fiquei muito contente com o que presenciei, pontua Kicis.

Para o gerente executivo do DINC, Paulo Sales, “foi uma grata satisfação receber o grupo, sobretudo porque a divulgação do trabalho e da imagem do DINC promove não só a grandiosidade da CODEVASF, mas a força de uma atividade produtiva que tem sido um grande e verdadeiro diferencial na vida das pessoas de nossa região, proporcionando-lhes a oportunidade de melhoria da qualidade de vida, principalmente. O reconhecimento do trabalho da equipe DINC e as congratulações demonstradas pelos visitantes são o sinal de que estamos no caminho certo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *