Dia Mundial da Água: Ações da Codevasf promovem acesso a água e proteção de recursos hídricos

Projeto de uso de águas residuais em atividades produtivas está entre os focos da empresa para o futuro próximo

Em Juazeiro esgotos continuam sendo jogados

Nesta sexta-feira (22) celebra-se pela 27ª vez o Dia Mundial da Água, data instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. O dia é saudado anualmente por gestores e profissionais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição que tem a água como elemento central de suas ações. “A missão da Codevasf é promover desenvolvimento; a água é tão fundamental para o exercício dessa missão que a atuação da Companhia é organizada a partir dos marcos geográficos de bacias hidrográficas”, destaca Marco Aurélio Ayres Diniz, presidente da instituição. “Nossos esforços estão continuamente voltados para a promoção de acesso a água, para a proteção dos recursos hídricos e para o uso sustentável desse elemento natural como vetor de desenvolvimento socioeconômico”, afirma.

Os trabalhos da Companhia dedicados a assegurar acesso a recursos hídricos – e a conservá-los – são muitos. Entre eles estão: implantação de sistemas de abastecimento de água; realização de obras e projetos de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos; implantação, manutenção e modernização de estruturas para uso adequado da água em projetos públicos de irrigação; instalação de cisternas para captação de água da chuva em benefício de populações desassistidas em áreas rurais; e instalação de barragens de pequeno porte para dessedentação animal.

Atualmente encontram-se em diferentes etapas de implantação sistemas de esgotamento em municípios de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Maranhão. Ações de proteção e revitalização de nascentes e veredas também estão em curso em dezenas de localidades, principalmente no estado de Minas Gerais – que possui a maior área de recarga hídrica da bacia do rio São Francisco. Desde 2007 a Codevasf investiu mais de R$ 2,3 bilhões em abastecimento de água, controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos.

Entre os novos projetos da Companhia, em fase de planejamento e articulação de parcerias, há um que buscará estabelecer parâmetros e critérios de segurança para o reúso, em produção agrícola, de água proveniente de sistemas de esgotamento sanitário. “Queremos, em cooperação com outras instituições, avaliar a segurança do reúso desse tipo de água na produção de alimentos e propor à sociedade diretrizes para essa atividade”, explica Marco Aurélio Ayres Diniz. Dados da ONU indicam que em geral as águas residuais são compostas por aproximadamente 99% de água e 1% de sólidos dissolvidos.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente sob a coordenação da Organização das Nações Unidas. O objetivo da data é atrair a atenção de governos, agentes do setor produtivo e sociedade civil para a necessidade de ações de proteção dos recursos hídricos e de promoção de amplo acesso a água limpa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são necessários aproximadamente 50 litros de água por dia para que as necessidades mais básicas de uma pessoa sejam atendidas – e para manutenção de baixos níveis de risco para a saúde pública. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, lançados em 2015, incluem entre suas metas globais assegurar até 2030 a melhoria da qualidade da água, a redução da poluição, a diminuição da proporção de águas residuais não tratadas e o aumento substancial da reciclagem e do reúso seguro da água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *