Órgãos realizam operação para combater crimes ambientais em área que abrange oito municípios

Priscilla Costa

Uma megaoperação acontece, nesta quarta-feira (25), desde as 9h, com o objetivo de fiscalizar crimes ambientais em uma área de proteção que abrange oito municípios do Estado. Na última semana, o Fórum Socioambiental de Aldeia fez um sobrevoo e listou 17 pontos na área de 31.634 hectares que contempla Camaragibe, Recife, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, São Lourenço da Mata e Paudalho.Os pontos críticos envolvem queimadas, desmatamento, extração de mineração, construção em área de nascente de rio, invasões, empreendimento sem licença da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), entre outros. Nesta quarta, o objetivo é abordar, pelo menos, 12 áreas. Participam da operação a Prefeitura de Camaragibe, Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Ibama, CPRH, 20º Batalhão a Polícia Militar de Pernambuco, Cipoma e brigadas ambientais de Igarassu, Recife e Camaragibe. Para ajudar as equipes, a Secretaria de Defesa Social (SDS) disponibilizou um helicóptero para sobrevoar a área.

Na comunidade rural de Chã de Conselho, no município de Paudalho, na Zona da Mata Norte, a licença ambiental constatou que das três mineradoras que extraem argila uma está irregular e não tem licença de operação da CPRH e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Segundo o Ibama, a mineradora de nome fantasia Bicopeba será autuada pelo crime federal. O dono da mineradora Bicopeba não foi encontrado e as atividades do local foram embargadas nesta manhã, já que o maquinário foi abandonado e ninguém foi encontrado trabalhando. O proprietário será autuado e todo o material foi apreendido. O crime da mineradora pode gerar multa que varia de R$ 500 a R$ 10 millhões e detenção de 1 a 6 meses.

Ainda na operação, foram apreendidos 2 papagaios, 2 cardeiais e 1 papacapim. Uma área devastada da Mata Atlântica também foi encontrada, em Aldeia, por trás dos Correios. No local, havia uma plantação de 10 hectares de bananeira. Um homem que travalhava fiscalizando o local foi detido. Com ele, foi apreendido uma pistola calibre 380. Um trator disponibilizado pelo Ibama está derrubando a plantação. Todas as bananas foram apreendidas e serão doadas para creches do município. Após a derrubada, a área será coberta com mata nativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *