Pernambuco comemora, hoje, revolução de 1817 que nos tornou um país

A Data Magna de Pernambuco é celebrada todo dia 6 de março em lembrança da Revolução Pernambucana de 1817, Primeira experiência republicana no Brasil.

Essa foi a revolução que tornou Pernambuco um país por 70 dias, que deu-se na prática e nos legou o orgulho pernambucano tão conhecendo em todos os lugares.

A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil naquele 6 de março de 1817. Um dia após, já se reuniam os 16 dos mais notáveis cidadãos, dos quais dois eram negros, e elegeram um “Governo Provisório para cuidar na causa da Pátria”, rompendo com o governo da família real portuguesa.

A seu favor, o levante contava com o histórico de luta nativista em Pernambuco, que já havia contribuído para a expulsão dos holandeses (1654) e deflagrado a Guerra dos Mascates (1710).

Após declarar independência Pernambuco foi um país

Entre os revolucionários, muitos dos nomes hoje homenageados em nossas ruas e praças: Padre João Ribeiro, Cruz Cabugá, Conselheiro Rosa e Silva, Padre Miguelinho, Domingos Teotônio Jorge e muitos outros.

Para conhecer melhor nossa Revolução, acesse essa matéria feita pela imprensa da Assembleia Legislativa para ficar por dentro:
Aqui: https://mla.bs/bac0e828.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *