Rio reforça estoque de remédio para tratar casos de gripe

Para tratar os casos de gripe durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Secretaria Estadual de Saúde reforçou os estoques da antiviral Oseltamivir. A secretaria também ampliou o horário de funcionamento do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), que vai atender 24 horas durante a jornada para agilizar os resultados. O frio e a chuva têm atingido a cidade.

“A gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos”, alertou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.

Segundo ele, a previsão é que até o final da jornada, a cidade receba mais turistas estrangeiros que o réveillon. “É importante que os profissionais de saúde estejam atentos aos sintomas, que normalmente começam com uma febre que pode representar coisas diferentes dependendo do histórico clínico, epidemiológico e da viagem que o paciente fez. Nossa preocupação atual é com o coronavírus [que causa síndrome respiratória], que está circulando pelos Estados Unidos e Canadá, e com o influenza [vírus]”.

Para ajudar os profissionais de saúde a identificar os sinais de febres hemorrágicas e do novo coronavírus, eles receberam material com recomendações sobre doenças menos comuns no país.  (Agência Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *