CFPPA passa por reforma para sediar campus da Univasf

As obras de reforma dos prédios onde irá funcionar o novo campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Paulo Afonso (BA) já estão em andamento. Três blocos do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), pertencente à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), estão passando por uma reforma completa e deverão se transformar em salas de aula, laboratórios, biblioteca e salas administrativas do campus. A equipe administrativa da Univasf esteve no local na tarde da última segunda-feira (30) durante a visita realizada ao município.

A passagem pelo CFPPA, também conhecido na cidade como Escolinha por ter sido o centro de treinamento dos primeiros funcionários da Chesf e ainda hoje em funcionamento, foi realizada na companhia do Administrador Regional da Chesf, Augusto Cezar Vieira de Souza, e dos deputados federal Josias Gomes (PT) e estadual Paulo Rangel (PT). O campus Paulo Afonso da Univasf irá funcionar no CFPPA provisoriamente até que a sede própria da instituição seja construída.

image3

“Aos poucos, o campus começa a tomar forma. A princípio no CFPPA e depois na sede que será construída no terreno doado pela Chesf, no bairro Sal Torrado”, disse o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima. A equipe da Univasf que participou da visita ao CFPPA foi formada pelo pró-reitor de Ensino, Leonardo Sampaio; pelo assessor especial Edmilson Santos; pelo coordenador de apoio à implantação do novo campus, Ronald Mendes; pelo coordenador de Laboratórios da Pró-Reitoria de Ensino, Francimário Beserra Nésio; e pela secretária executiva Heloísa Helena Mafra.

CONCURSOS – O quadro de servidores do campus Paulo Afonso será formado, inicialmente, por seis docentes para o curso de Medicina e nove técnicos administrativos, dos quais cinco assistentes em administração e quatro técnicos em laboratório. O edital do concurso público para professores está previsto para ser divulgado ainda na primeira quinzena de outubro. Já o edital do concurso para técnicos deve ser publicado em novembro.

Segundo Ronald Mendes, o novo curso de Medicina deverá estar voltado prioritariamente para a atenção à saúde básica, articulando a Academia com o Sistema Único de Saúde (SUS), e estará integrado aos programas de residências médicas (cursos de pós-graduação para médicos) que a Univasf também ofertará.

A discussão do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina já foi iniciada. A equipe que irá formular o projeto pedagógico reuniu-se na segunda-feira (30) em Paulo Afonso. O grupo é formado por dois delegados regionais do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) na cidade, um membro da Secretaria de Saúde da Bahia, um membro da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da universidade. Os primeiros docentes também deverão integrar essa equipe.

Julianeli Tolentino ressaltou que a instituição está trabalhando para que o novo campus entre em funcionamento no semestre letivo 2014.2. “Mobilizamos parte de nossa equipe administrativa para discutir o PPC, a infraestrutura de laboratórios, salas de aula, biblioteca, residência universitária e a situação do Hospital Nair Alves de Souza, o futuro Hospital Universitário, visando já iniciar as atividades com uma infraestrutura que nos viabilize proporcionar uma formação médica de qualidade para os nossos alunos”, concluiu o reitor. (Renata Freitas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *