Em Brasília, Olímpio Cardoso consegue melhorias para Uauá
Grazzielli Brito – Ação Popular
Em sua atividade de prefeito e representante do povo de Uauá,Bahia, Olímpio Cardoso (PDT), esteve nos dias 16 e 17, deste mês, junto ao deputado estadual Roberto Carlos (PDT), em Brasília para audiência com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra. O prefeito falou ao Ação Popular sobre o resultado dessa audiência e de outras solicitações feitas na capital do Brasil, durante viagem em busca de benefícios para o município.
Sobre a audiência com Fernando Bezerra assegurou que o ministro foi atencioso e que está realmente consciente dos problemas enfrentados pelos pequenos municípios. “Estamos passando, com essa seca enorme, uma das maiores catástrofes desse país. Muitos produtores perdendo todos seus animais, a vegetação morrendo por falta d’água e o ministro se prontificou a ajudar. Solicitamos instalação de 20 poços, que acredito ser a medida ideal para resolver o problema do semiárido. Ele já garantiu que esse ano ele vai instalar 10 poços, através da Codevasf”.
Também presente na audiência, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, se prontificou a dar celeridade a essas ações para a região. “Dr. Elmo é uma pessoa séria e determinada, que pretende realmente ajudar. Inclusive está com um grande projeto que é a canalização de água do Rio São Francisco para o Vaza Barris e Itapicuru”, lembrou Olímpio.
Com 3.128 Km², Uauá tem grande extensão, mas está com suas aguadas secas e a maioria assoreada. “Solicito sempre máquinas para limpar as barragens, na audiência o ministro autorizou o Dr. Elmo Vaz que fizesse compra de equipamentos, como retroescavadeira, dispensando a licitação, para o inicio imediato dessa limpeza. Esse será um serviço grande para o município”.
“Durante essa mesma audiência estivemos em contato com o Coronel Humberto Viana que é coordenador da Operação Carro Pipa, em Brasília. O Coronel foi muito solícito, ofereceu ampliação do serviço em Uauá. Solicitamos dele que averiguasse os contratos firmados no município que devem ser feitos com o proprietário dos caminhões e estão sendo feitos com os motoristas, relatamos ainda que o pagamento para esse serviço está com três meses de atraso. Ele disse que não existia justificativa para isso, que eles pagavam com um mês de antecedência, sobre a outra irregularidade ele disse que nunca autorizou e pediu que nós enviássemos pra ele reparar esses contratos”.
Saindo do ministério da integração, as melhorias conseguidas para Uauá não acabaram. “O ministério da cidade nos entregou ordem de serviço para construção de 50 casas para começar já nos próximos 8 dias. Em relação às 60 casas do Minha Casa Minha Vida que estão com as obras paralisadas porque o Banco financiador faliu, eles prometeram que estão trabalhando para resolver o problema e que até junho isso será resolvido”.
Diante de tudo isso, Olímpio avaliou a viagem como sendo satisfatória e anunciou uma audiência com o governador nesta quinta-feira (25). “A viagem foi muito boa, muito proveitosa. Temos que aprender o caminho de Brasília, porque o governo federal é quem está realmente com os recursos. Na quinta estarei com o governador e esperamos que também seja uma boa audiência”, finalizou.