Juazeiro realizará a 5ª Conferência Municipal das Cidades
Thalita Bezerra – Ação Popular
Será realizado em Juazeiro entre os dias 08 e 09 de maio, a etapa Municipal da 5ª Conferência das Cidades. O evento foi convocado pela Prefeitura Municipal através do decreto nº 249, de 20 de fevereiro de 2013, e terá a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Tendo como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, a 5ª Conferência envolverá diferentes segmentos da sociedade, que poderão discutir os cinco eixos da temática nacional: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU; Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial; Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção social da propriedade e o Urbanismo e os Impactos sobre o Rio São Francisco, além de discutir e eleger outras propostas relevantes para o município.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina, o objetivo da conferência é ampliar o debate acerca dos desafios de transformar os Municípios em espaços mais justos e assegurar o direito à cidade. “Durante as conferências municipais e estaduais, serão definidas as diretrizes a serem debatidas na Conferência Nacional. O material deve subsidiar os debates da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades de atuação do Ministério das Cidades”.
Célia lembra ainda essa é uma etapa preparatória para conferencia nacional que acontecerá no mês de novembro. “Estamos com uma comissão preparatória formada pelo poder público municipal, executivo e legislativo. Além disso, associações de bairros, CREA, IBGE, a Univasf, entre outros. Os municípios discutem agora e demandam para os estados, em seguida os estados demandam para compra nacional. Em novembro, encerramos todas as discussões voltadas para a reforma urbana”, acrescentou.
A Conferência Municipal de Juazeiro será aberta à participação da população, em especial entidades com atuação nos temas da política urbana, um espaço democrático para os participantes pensar e planejar o futuro da cidade.