Edson Duarte comemora sanção da Lei que regulamenta profissão do Vaqueiro
O ex-deputado federal e coordenador da bancada do Partido Verde na Câmara, Edson Duarte, comemorou com entusiasmo a sanção da presidente Dilma Rousseff à lei que regulamenta a profissão de vaqueiro, medida já publicada no Diário Oficial da União.
Autor do projeto, Edson Duarte, considerou a aprovação como um justo reconhecimento aos vaqueiros de todo o Brasil. “A sanção da presidente Dilma a este projeto faz justiça a uma classe que já merecia a muito esse reconhecimento. Como filho de vaqueiro, hoje estou com uma sensação de dever cumprido e muito orgulhoso de poder ter contribuído para o reconhecimento de uma profissão tão valorosa e digna”, comemorou.
A lei, oriunda da Câmara Federal, reconhece como vaqueiro profissional “aqueles que estão aptos a realizar práticas relacionadas ao trato, manejo e condução de espécies animais do tipo bovino, bubalino, equino, muar, caprino e ovino.
Entre as atribuições do vaqueiro estão: realizar tratos culturais em forrageiras, pastos e outras plantações para ração animal; alimentar os animais sob seus cuidados; realizar ordenha; cuidar da saúde dos animais sob sua responsabilidade; auxiliar nos cuidados necessários para a reprodução das espécies, sob a orientação de veterinários e técnicos qualificados; treinar e preparar animais para eventos culturais e socioesportivos, garantindo que não sejam submetidos a atos de violência; efetuar manutenção nas instalações dos animais sob seus cuidados.