Diretor da EMSAE de Sobradinho faz balanço dos 100 dias de administração

Aquisição de Hidrojateador

Thalita Bezerra – Ação Popular

O diretor executivo da Empresa Municipal de Serviço e Água e Esgoto – EMSAE, Marcelo Francisco da Silva apresentou relatório de trabalho desenvolvido pela autarquia sobre 100 dias de administração. “Tivemos muita dificuldade nesses 3 meses de gestão, mas com muito esforço conseguimos melhorias para a autarquia, a exemplo da aquisição de 1 caminhão hidrojateador, recuperação da caixa de bomba, aquisição de veiculo, melhoria na qualidade da água oferecida à população, resgate do nome da instituição perante a sociedade, dentre outros”.

A população estava consumindo água bruta

Com relação às dívidas encontradas, ele afirmou que pretende resolver o problema até o mês de junho. “Estamos fazendo de tudo para fazer o processo de parcelamento. Hoje a EMSAE ainda se encontra com 40% das suas dívidas pendentes.”

Almoxarifado ‘raspado’

Questionados sobre os projetos futuros, Marcelo foi direto. “Durante encontro em Salvador nos próximos dias com as empresas de abastecimentos e tratamento de água no Estado, será traçado em conjunto plano de ação, mas aqui no município este trabalho já foi iniciado o que tem causado resultados positivos a exemplo da qualidade da água que está sendo oferecida”. Na ocasião, ele destacou a parceria entre a EMSAE e prefeitura. “Estamos trabalhando constantemente, o prefeito Luiz Vicente tem dado toda a atenção, isso faz com que as coisas aconteçam”.

O canal foi encontrado nestas condições

Segundo o Diretor, outro problema diagnosticado foi à falta de hidrômetros nas residências. “O nosso objetivo é adquirir o equipamento em fabrica, mas no momento não temos condições porque estamos pagando dividas deixadas pelo ex-gestor. No momento estamos tentando recuperar os que foram danificados, e ainda tentar comprar cem unidades a cada mês”.

Equipamentos da casa de bomba foram subtraídos

Com relação ao sistema de bombeamento da Serra da Batateira, Marcelo afirmou que o problema foi resolvido: “Estava tudo desativado ocasionando revolta e desespero aos agricultores. O canal estava vazio, sujo, tudo abandonado, fomos obrigados a fazer trabalho de urgência no inicio de janeiro para evitar mais danos as famílias que dependem da agricultura”.

Outro fato destacado pelo gestor é com relação a filtragem da água. “Os filtros danificados foram recuperados. A água que estava sendo distribuída era bruta levando perigo aos consumidores. A água daqui foi analisada no laboratório do SAAE em Juazeiro, e foi constatado que o liquido está dentro dos padrões exigidos pelo sistema de vigilância sanitária”.

Ele concluiu lamentando o caos deixado pela ex-gestor. “O recurso que está sendo direcionado para pagar dividas da administração anterior deveria está sendo investido no melhoramento de serviços para a população. Diante do fato, fomos obrigados a acionar a justiça para não sermos culpados pelo descaso praticado. O fato de não ter acontecido a transição demonstrava que algo de errado estava acontecendo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *