Dorothea Lange: retratos para mudar o mundo

Migrant Mother, Nipomo, 1936.

Pioneira da fotografia documental e testemunha excepcional de sua época, a obra dessa norte-americana continua sendo em alguns sentidos desconhecida. Um livro e uma exposição nos aproximam dela

    • Foto: Manzanar Relocation Center, Manzanar, Califórnia, 1942. Reconhecida como uma das mulheres pioneiras da fotografia documental, cujo estilo seria definitivo na evolução deste gênero, Dorothea Lange se tornou uma das poucas fotógrafas que desfrutaram de um prestígio consolidado durante seu tempo.
      Manzanar Relocation Center, Manzanar, Califórnia, 1942. Reconhecida como uma das mulheres pioneiras da fotografia documental, cujo estilo seria definitivo na evolução deste gênero, Dorothea Lange se tornou uma das poucas fotógrafas que desfrutaram de um prestígio consolidado durante seu tempo.DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
    • Foto: Ex-escrava com uma longa memória, Alabama, 1938. Dorothea Lange foi a primeira mulher a quem uma exposição individual foi dedicada no MoMA. Mas sua longa história foi eclipsada pela natureza icônica da foto Mãe Migrante.
      Ex-escrava com uma longa memória, Alabama, 1938. Dorothea Lange foi a primeira mulher a quem uma exposição individual foi dedicada no MoMA. Mas sua longa história foi eclipsada pela natureza icônica da foto Mãe Migrante.DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
    • Foto: Mãe migrante, Nipomo, 1936. A exposição "Dorothea Lange: A política da visão" chega ao Jeu de Paume, em Paris, com o objetivo de "retificar esse desequilíbrio e reposicionar Lange como uma voz crítica na fotografia do século XX".
       Mãe migrante, Nipomo, 1936. A exposição “Dorothea Lange: A política da visão” chega ao Jeu de Paume, em Paris, com o objetivo de “retificar esse desequilíbrio e reposicionar Lange como uma voz crítica na fotografia do século XX”.DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA, CITY OF OAKLAND
    • Foto: Mãe migrante, Nipomo, 1936. A exposição de Paris, que traz junto um livro, é a adaptação de uma exposição itinerante, na qual o museu francês tem focado "o trabalho da fotógrafa em relação à análise dos aspectos históricos e políticos da América que ela fotografou naquela época", destaca Pia Viewing.
      Mãe migrante, Nipomo, 1936. A exposição de Paris, que traz junto um livro, é a adaptação de uma exposição itinerante, na qual o museu francês tem focado “o trabalho da fotógrafa em relação à análise dos aspectos históricos e políticos da América que ela fotografou naquela época”, destaca Pia Viewing.DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA, CITY OF OAKLAND
    • Carros na estrada, 1936. Library of Congress
      Carros na estrada, 1936. Library of CongressDOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
    • Criança ferida, Shacktown, Elm Grove, Oklahoma, 1936
      Criança ferida, Shacktown, Elm Grove, Oklahoma, 1936DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA, CITY OF OAKLAND
    • Abandonados, parados, e varados, San Joaquin Valley, Califórnia, 1936
      Abandonados, parados, e varados, San Joaquin Valley, Califórnia, 1936DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA, CITY OF OAKLAND
    • Seca-casa abandonada em Great Plains próximo a Hollis, Oklahoma, 1938.
      Seca-casa abandonada em Great Plains próximo a Hollis, Oklahoma, 1938.DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA, CITY OF OAKLAND
    • Refugiados da seca. 1935
      Refugiados da seca. 1935DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
    • Família na estrada, Oklahoma, 1938
      Família na estrada, Oklahoma, 1938DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
    • San Lorenzo, Califórnia, 1942. Dia de transmissão 48 horas antes da evacuação da as pessoas com ancestrais japoneses desta comunidade granjeira no condado de Santa Clar.
      San Lorenzo, Califórnia, 1942. Dia de transmissão 48 horas antes da evacuação da as pessoas com ancestrais japoneses desta comunidade granjeira no condado de Santa Clar.DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
    • Próximo a Eutah, Alabama, 1936
      Próximo a Eutah, Alabama, 1936DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
  • A fila do pão de White Angel, San Francisco, 1933
    A fila do pão de White Angel, San Francisco, 1933DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
  • Um lenhador vai com sua mulher à colheita de feijões. Leva em seu braço tatuado o número de segurança social. Oregón, 1939
    Um lenhador vai com sua mulher à colheita de feijões. Leva em seu braço tatuado o número de segurança social. Oregón, 1939DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
  • Fazia Los Angeles, Califórnia, 1937
    Fazia Los Angeles, Califórnia, 1937DOROTHEA LANGE / THE OAKLAND MUSEUM OF CALIFORNIA
  • Dorothea Lange em Telhas, circa 1935.
    Dorothea Lange em Telhas, circa 1935.PAUL S. TAYLOR /THE DOROTHEA LANGE COLLECTION

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *