Pernambucanos são os que menos confiam na sua Polícia
Pesquisa feita pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, afirma que Pernambuco é o Estado da Federação que menos confia na sua Polícia. Já o Estado da Bahia é o que mais confia.
O estudo faz parte da sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A pesquisa ouviu 6.600 pessoas entre 2012 e 2013 nos Estados do AM, PE, BA, SP, MG, RJ e RS, além do Distrito Federal.
Só 27% dos pernambucanos responderam que acreditam no trabalho da Polícia Militar, ante 25% que confiam no trabalho da Polícia Civil (para tristeza do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio).
Segundo Renato Lima, coordenador do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os números mostram “uma falência total do modelo de política de segurança pública”.
A mesma pesquisa constatou também que as Forças Armadas são a instituição de segurança em que os brasileiros mais confiam.
Mesmo assim, 34% dos entrevistados não confiam no Exército, nem na Marinha, nem na Aeronáutica.
Por outro lado, 95% dos entrevistados responderam que não confiam nos partidos políticos e 79% que não confiam no Congresso Nacional.
A pesquisa constatou ainda que, dos estados pesquisados, o que pior remunera os seus delegados de polícia é São Paulo.
Enquanto um delegado em Mato Grosso recebeu em 2012 R$ 18.837,00 de salário, o mesmo profissional recebeu em São Paulo R$ 6.709,32.
Inaldo sampaio