De Moro para destruir mensagens de deixa STF perplexo

Aviso de Moro que mensagens serão destruídas deixa magistrados do STF perplexos

Ministro Marco Aurélio se manifestou afirmando que apenas o Judiciário tem esse poder

Mônica Bêrgamo – Folha de S.Paulo

A informação de que o ministro Sergio Moro afirmou a autoridades que as mensagens apreendidas com hackers serão destruídas, revelada pela Folha, deixou magistrados do STF (Supremo Tribunal Federal) perplexos.

O ministro Marco Aurélio Mello se manifestou logo depois afirmando que apenas o Judiciário tem esse poder —mas outros magistrados vão além. Eles dizem que só o STF poderia analisar a eventual destruição de mensagens que envolvem autoridades com foro privilegiado— como Jair Bolsonaro e o próprio Moro.

E Moro avisou a Câmara dos Deputados que outros parlamentares, além do presidente da casa, Rodrigo Maia, também podem ter sido alvos de hackers. A informação não surpreendeu: há tempos deputados relatam invasões de seus celulares.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) foi hackeado em 2018. O golpista enviou mensagens a conhecidos dele pedindo dinheiro emprestado. Uma das pessoas chegou a depositar R$ 800 em uma conta, acreditando que era de Teixeira. O parlamentar ressarciu o amigo –e cobrou da operadora, que devolveu a ele o dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *