UNEB promove terceira edição de campanha contra violência à mulher
Entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, os 24 campi da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) se unem às instituições de ensino básico para promover nova edição da Campanha de 16 Dias de Ativismo na UNEB-Escola pelo Fim da Violência contra a Mulher.
A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim) da universidade, tem como tema Estado laico = Educação para diversidade, e integra a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece simultaneamente em mais de 150 países.
Uma videoconferência sobre a temática da campanha será realizada no 25, a partir das 8h, na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), instituição vinculada à SEC. A ação deve ser prestigiada por representantes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc).
A atividade vai contar com a participação de Amélia Maraux, da pesquisadora Jordanna Castelo Branco, do Obervatório da Laicidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), e da representante da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Ana Naiara Malavolta.
O evento é aberto ao público externo e para participar, não é necessário realizar inscrição prévia. A ação será transmitida para as salas de videoconferência do IAT e das Direc.
Debate entre gestores
A campanha prevê também a realização do II Workshop Nacional de Educação, Gênero e Diversidade Sexual, do Fórum Nacional de Gestores em Políticas LGBT (Fonges), que será promovido nos dias 9 e 10 de dezembro, no Hotel Vilamar, no bairro de Amaralina, em Salvador.
A programação da campanha conta ainda com a realização de rodas de conversas nas escolas estaduais e comunidades próximas aos campi da universidade.
Enfrentamento à violência
A campanha internacional foi lançada em 1991 por feministas e movimentos de mulheres ligados ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Women´s Global Leadership).
No Brasil, é realizada pela organização não-governamental (ong) Agende, que na Bahia conta com a parceria da UNEB para a difusão e promoção das atividades.
Oficialmente, a campanha terá início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres.
Nacionalmente, iniciativa inicia no dia 20, junto às celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra.