Construção civil gera um em cada seis empregos no Brasil

Crescimento passa mais pelo setor informal do que pelas construtoras.

A construção civil tem contribuído com a geração de emprego no Brasil. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro a agosto de 2019, houve a criação de 593 mil empregos com carteira assinada. A construção civil foi a indústria que mais contribuiu, com 96,5 mil empregos (16% das vagas totais). No mesmo período de 2018, houve a criação de 568 mil empregos e a construção civil contribuiu com 65,5 mil empregos (12% das vagas totais).

Levantamento do IBGE mostra que a construção civil cresceu 2% no segundo trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, depois de cinco anos registrando quedas. Ainda de acordo com o instituto, o resultado ajudou a impulsionar o PIB brasileiro, que subiu 1,0% no 2º trimestre de 2019 quando comparado com 2018, o 10° resultado positivo consecutivo nesta base de comparação.

De acordo com Eduardo Zaidan, vice-presidente de economia do Sinduscon-SP, “o crescimento da construção civil passa muito mais pelo setor informal do que pelas construtoras”, o que significa que o varejo da construção civil, que conta com cerca de 140 mil lojas em todo o Brasil e movimenta mais de R$ 100 bilhões por ano, é um dos principais vetores de recuperação da economia neste período.

Com informações Monitor Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *