Peixe que respira fora d´água ameaça espécies

Foto: Georgia DNR

Um “peixe fora d´água” tem chamado a atenção nos Estados Unidos. O peixe cabeça-de-cobra (Channa argus) é nativo de países como China, Rússia e Coreias e consegue respirar fora d´água devido a órgãos respiratórios que conseguem retirar o oxigênio do ar e permitem sua sobrevivência por vários dias em terra firme.

Com essa capacidade, ele consegue se deslocar de um local para outro, como ir de um rio para um lago, por exemplo. Devido a isso, o bicho curioso está se espalhando e prejudicando a fauna de 15 estados norte-americanos, como uma praga local.

Por ser uma espécie exótica, ele não tem predadores na área que controlem sua população. Uma fêmea do peixe deposita até 100 mil ovos por ano, e ele consegue se proliferar rapidamente. O peixe cabeça-de-cobra se alimenta de peixes menores, anfíbios, crustáceos e outras espécies nativas, se tornando uma ameaça ao equilíbrio ambiental dos locais onde foram encontrados. Além disso, ele é agressivo com humanos quando está protegendo seus filhotes.

Alerta na Georgia

No último dia 9, a Divisão de Recursos da Vida Selvagem da Geórgia emitiu comunicado após registrar o primeiro caso do peixe cabeça-de-cobra no estado. “Se você encontrar um peixe cabeça-de-cobra na Georgia, mate-o imediatamente e nos contate”, informa a publicação nas redes sociais.

A publicação também explica o que é o animal, como ele chegou a Geórgia e por que ele é considerado uma ameaça. “O peixe cabeça-de-cobra tem um potencial de impactar espécies nativas na disputa por comida e habitat.”

Alguns estados estão ensinando a população a diferenciar o peixe de outras espécies nativas para ajudar na luta contra o predador.

*Com informações da Superinteressante

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *