Lídice da Mata cobra o apoio do PT
Lilian Machado
Confirmada como pré-candidata ao governo baiano para as eleições estaduais de 2014, a senadora Lídice da Mata (PSB) provocou ontem o secretário da Casa Civil, Rui Costa, pré-candidato do PT, que representa o grupo liderado pelo governador Jaques Wagner (PT) no pleito, ao dizer que “também espera apoiodo PT” ao seu projeto de candidatura. A declaração foi em resposta a afirmação do petista à rádio Metrópole que sinalizou nutrir esperança, em relação à senadora. Ele disse que ainda não havia jogado a toalha sobre uma possível contribuição do PSB na eleição.
“Essa afirmação não tem nenhuma razão para ser dita. Rui deve estar comemorando, pois ganhou agora a disputa dentro do PT para ser o candidato. Eu também posso dizer o mesmo, que quero que o PT me apoie”, disse a senadora.
A senadora rebateu ainda as críticas de Rui à movimentação do presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que se coloca como pré-candidato ao Palácio do Planalto. O auxiliar de Wagner havia considerado que Campos não consegue crescer nas pesquisas e que poderia, diante disso, mudar de estratégias nos estados. Ontem, o pré-candidato do PT também afirmou que seria “acintosa a influência” do pernambucano nos estados.
“Eduardo é presidente nacional do partido, candidato a presidente da República. É absolutamente natural que o PSB o apoie nos estados, assim como é para o PT o apoio a Lula e Dilma. A mesma regra que vale para o PT também vale para o PSB”, disse. Lídice confirmou ainda que está em conversação com vários partidos.
Apesar de assumir a candidatura, a senadora considerou que o processo político para 2014 está sendo muito adiantado pelos partidos e pelas provocações da imprensa. A senadora festejou a chegada da ministra do STF Eliana Calmon, que irá se filiar ao partido e deve ser candidata ao Senado em sua chapa. “Eliana é muito bem-vinda e estamos preparando uma festa para sua chegada”. O evento deve ocorrer no dia 19 de dezembro, no Espaço Unique, em horário a ser confirmado.