CR7 é eleito melhor do mundo pela World Soccer, e Neymar fica em sexto
Finalista da Bola de Ouro da Fifa, o portuguêsCristiano Ronaldo conquistou o prêmio de melhor do mundo de 2013 na eleição da revista inglesa “Wolrd Soccer” com jornalistas do mundo inteiro. O craque do Real Madrid superou na votação final o argentino Messi, segundo lugar, e o francês Ribéry, terceiro colocado. O brasileiro Neymar acabou na sexta colocação.
Na votação da World Soccer, cada eleitor escolhe dez jogadores. O primeiro ganha dez pontos, o segundo, nove, e assim sucessivamente.
O craque luso tinha sido eleito uma vez anteriormente em 2008. Agora, venceu a eleição totalizando 1.075 pontos. Apesar de não ter conquistado título algum no ano, levou Portugal à classificação para a Copa do Mundo marcando quatro vezes nos confrontos decisivos na repescagem contra a Suécia, e alcançou o recorde histórico de gols na fase de grupos da Liga dos Campeões, com nove em cinco das seis partidas da etapa.
Em 14 das últimas 16 eleições da “World Soccer”, quem ganha o prêmio leva também a Bola de Ouro. Em 2004, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho venceu a eleição, e o ucraniano Shevchenko foi homenageado pela revista francesa “France Football”. Em 2010, o espanhol Xavi levou a melhor, enquanto Messi conquistou o primeiro prêmio unificado com o título da Fifa.
Outros oito brasileiros aparecem entre os lembrados na votação, e apenas três jogaram em clubes do país no ano: Thiago Silva (23º), do Paris Saint-Germain, Ronaldinho Gaúcho(30º), do Atlético-MG, Muriqui (34º), do Guagnzhou Evergrande, Diego Costa (40º), do Atlético de Madrid, Dante (42º), do Bayern de Munique, Fred (51º), do Fluminense, Oscar(63º), do Chelsea, e Paulinho (69º), ex-Corinthians. O volante do Tottenham Hotspur ganhou apenas um ponto, o mesmo de Balotelli, do Milan.
Coincidentemente, o argentino Darío Conca, campeão chinês e asiático com o Guangzhou Evergrande e novo contratado do Fluminense, ficou em 51º, ganhando os mesmos quatro pontos do artilheiro tricolor Fred.
O alemão Jupp Heynckes, treinador do Bayern de Munique na conquista da Tríplice Coroa na temporada passada, com a Bundesliga, a Copa da Alemanha e a Liga dos Campeões, foi eleito o melhor técnico do ano. Superou o compatriota Jurgen Klopp, comandante do Borussia Dortmund, vice europeu, e o argentino Simeone, técnico do Atlético de Madri dono do título da Copa do Rei, na Espanha.
Classificação dos melhores jogadores do ano de 2013 para a revista World Soccer:
1º – Cristiano Ronaldo (POR) – Real Madrid – 1.075 votos
2º – Messi (ARG) – Barcelona – 926
3º – Ribéry (FRA) – Bayern de Munique – 870
4º – Ibrahimovic (SUE) – Paris Saint-Germain – 658
5º – Robben (HOL) – Bayern de Munique – 324
6º – Neymar (BRA – Santos e Barcelona – 286
7º – Lahm (ALE) – Bayern de Munique – 255
8º – Van Persie (HOL) – Manchester United – 251
9º – Lewandowski (POL) – Borussia Dortmund – 250
10º – Bale (GAL) – Tottenham Hotspur e Real Madrid – 187
23º – Thiago Silva (BRA) – Paris Saint-Germain – 26
30º – Ronaldinho Gaúcho (BRA) – Atletico-MG – 12
34º – Muriqui (BRA) – Guangzhou Evergrande- 10
40º – Diego Costa (BRA) – Atletico de Madrid – 8
42º – Dante (BRA) – Bayern de Munique – 6
51º – Fred (BRA) – Fluminense – 4
63º – Oscar (BRA) – Chelsea – 2
69º – Paulinho (BRA) – Corinthians e Tottenham Hotspur – 1
Classificação dos melhores técnicos de 2013:
1º – Jupp Heynckes (ALE) – Bayern de Munique – 86
2º – Jurgen Klopp (ALE) – Borussia Dortmund – 15
3º – Diego Simeone (ARG) – Atlético de Madri – 5
4º – Alex Ferguson (ESC) – Manchester United – 4
5º – Vicente Del Bosque (ESP) – Seleção da Espanha – 2
6º – Pep Guardiola (ESP) – Bayern de Munique – 2
7º – Marcello Lippi (ITA) – Guangzhou Evergrande – 2