Prefeito de Casa Nova fecha ano e faz balanço positivo da gestão
Da Redação
O Prefeito de Casa Nova, Wilson Cota (PT) fez um balanço de tudo o que foi feito nesse primeiro ano de sua administração. Cota reconheceu que, como em todo lugar, Casa Nova ainda precisa de muito avanço no seu desenvolvimento, ainda mais em decorrência da dívida que foi deixada por seus antecessores. Porém, amparado por seu secretariado, Cota vem se esforçando para oferecer aos casanovenses tudo o for de melhor.
Em janeiro Cota assume e muda a cara da cidade
“O balanço foi positivo. Neste primeiro ano de governo melhoramos a situação de serviços no município, que precisavam ser melhorados e trabalhamos no planejamento estratégico para os quatro anos. Conseguimos conquistar vários investimentos nas diversas áreas de Educação, Saúde, abastecimentos de água e recuperação das estradas vicinais, além da aquisição de equipamentos e o resgate do campeonato municipal de futebol e os valores culturais que foram resgatados com as festividades na sede e das localidades do interior”.
O município adquiriu neste ano uma fábrica de suco
Sistema de abastecimento de água
O diretor do SAAE, Ciro Viana e o prefeito Cota conseguiram melhorar a qualidade da água
A água que saia nas torneiras não tinha tratamento e fedia
“O Sistema de abastecimento de água que estava sem condição de uso foi restabelecido através do SAAE, que tem apresentando melhorias consideráveis nos serviços oferecidos à população da sede e interior do município. A ação de melhorias do sistema de abastecimento de água duplicou e está buscando mais recursos em projetos e parcerias que busquem melhorar a captação do tratamento e da distribuição de água em todas as áreas de Casa Nova. Além disso, está sendo realizadas obras de abastecimento d’água em 27 localidades do município e conseguimos 3.501 cisternas em parceria com o Governo Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.
Limpeza Pública
Durante a administração anterior, o descaso com a saúde era geral
“Organizamos um mutirão de limpeza em diversas ruas da cidade, com o objetivo de recolher todo o lixo acumulado por mais de 03 meses em que o município esteve parado sem a coleta em que pudesse atender as necessidades de asseio das ruas, do centro aos bairros, e os lixões estabelecidos no mercado central e nas ruas da cidade, inclusive os bairros”.
Recuperação de estradas e Saneamento básico
A administração elaborou projeto e espera liberação de recursos para resolver problemas do saneamento
“Dentro da cidade colocamos um asfalto paliativo, ainda não temos recursos para colocar um asfalto bom. Já enviamos para a Caixa Econômica um pedido de pavimentação no valor de R$ 13 milhões e estamos aguardando resposta para melhorar mais ainda as ruas e avenidas da cidade. No interior as máquinas continuam trabalhando na recuperação de estradas vicinais. Vale destacar que as estradas vicinais que dão acesso a importantes distritos e povoados tem sido recuperadas. O trabalho não para em Casa Nova, estamos dando continuidade a Limpezas de cacimbas e aguadas, aos reparos em escolas e prédios públicos, na manutenção de poços artesianos e para melhorar mais ainda adquirimos uma máquina retroescavadeira e uma motoniveladora recebidas com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para estruturar o município e recuperar as estradas vicinais”.
Resgate da cultura e tradição do povo
“Foram realizados os festejos tradicionais para atender as solicitações de moradores, visitantes e turistas. Realizamos uma das melhores festas do interior que havia sido cancelada e foi retomada a sua originalidade com a participação de milhares de pessoas no pátio da festa em que teve além de grandes atrações da música nacional e regional a valorização a cultura local com exposição de artes artesanato. Ano que vem o nosso trabalho vai continuar, mas vamos reduzir os dias de festa nos distritos e interior”.
Educação
“Trouxemos a faculdade para Casa Nova – ARFOR, conveniada com a UNEB, FNDE, CAPES MEC, PMCN. Realizamos a Semana Pedagógica com mais de mil professores do município, onde traçaram metas para o novo ano letivo a fim de estimular os docentes a melhor atuarem em sala de aula, também houve palestras motivacionais, com administradores de empresas e professores. Além disso, entregamos fardamentos escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino. 30 mil alunos foram contemplados com fardas de ótima qualidade. Foram inauguradas novas instalações da Creche Tia Zizi, a unidade atende atualmente 75 crianças da comunidade. A nova creche agora conta com espaço amplo, videoteca, parquinho, salão de beleza, bebedouros, banheiros, cozinha, quarto para repouso, área recreativa e salas climatizadas”.
Milhares de estudantes receberam fardamento com escolas recuperadas
Escolas foram encontradas nestas condições
Ações Secretaria de Ação Social
“Por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), estamos proporcionando às mulheres em situação de vulnerabilidade a oportunidade de participar de um curso de capacitação e geração de renda. Já iniciamos um processo de regularização fundiária no distrito de Santana do Sobrado em parceria com o Banco do Brasil para que pessoas que não tem casa própria na comunidade moram de aluguel ou de favor, possam ser contempladas com a uma moradia do programa Minha Casa Minha Vida construídas no distrito, mas os títulos dos imóveis onde elas residem tem que ser de Santana do Sobrado. Também no mesmo distrito Realizado a inauguração de extensão do Programa Bolsa Família em Santana do Sobrado. Realizada a inauguração de extensão do Programa Bolsa Família em Santana do Sobrado. Também no mesmo distrito, foi implantada a extensão do Programa Bolsa Família e a Secretaria Municipal de Assistência Social para atender as famílias de Santana e povoados vizinhos, com o intuito de facilitar a vida dos santanenses, evitando gastos desnecessários se deslocando para a sede”.
Saúde
“Foram entregues ao município duas ambulâncias UTI, por meio da Secretaria de Saúde, adquiridas com recursos próprios, as duas ambulâncias foram apresentados à comunidade. As ambulâncias estão equipadas como UTI móveis. Uma das ambulâncias fica na sede do município e a outra atende a região do distrito de Santa do Sobrado”.
Esporte
“Realizamos no dia 1º de maio a 22ª Corrida ciclística em Casa Nova/BA, com premiação para vencedores. Recentemente, o Campeonato de Futebol Municipal incentiva a participação dos torcedores sem custos para entrar no estádio. Na sede e interior, o esporte é apoiado através da secretaria de Esportes, Cultura e Turismo”.
Turismo
“As praias do município tem de volta os visitantes e a implementação de atividades enoturísticas”,
Segurança Pública
“A gestão municipal sancionou projeto de lei para construção de uma delegacia. O poder executivo de Casa Nova doou ao Estado da Bahia, um imóvel com área total de 1125 metros quadrados para instalação de um prédio que irá abrigar uma delegacia de polícia”.
Iluminação Pública
“As ruas dos bairros COHAB Velha e COHAB Nova, Vila Massú, Vila São Jerônimo, Vila Papelão, Vila Galvão, Vila Azul, Topol, Bairro “Invasão”, centro da cidade e praças da sede e povoados estão iluminadas. Este ano Casa Nova também contou com a decoração natalina, onde a cidade está toda ornamentada, coisa que antes não existia”.
Projeto “Carroceiro”
“Desenvolvido por docentes e discentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com o objetivo de promover o bem-estar dos animais de tração que trabalham no cotidiano sob a condução dos seus proprietários ou não, os animais que costumam circular pelas ruas da cidade, informar sobre o manejo correto e bem-estar além de orientar sobre tratamento de feridas, nutrição e vacinação dos animais, distribuição de mistura de minerais, entre outros serviços”.
Segundo Wilson, uma das bandeiras para 2014, será o fortalecimento do Programa Habitacional, através do Minha Casa, Minha Vida e uma grande reforma administrativa.
Informações de Lucien Paulo