Carlos Brasileiro cita ações governistas para minimizar os impactos da seca no interior do estado

Carlos Brasileiro

Grazzielli Brito – Ação Popular

Diante do quadro caótico em que se encontram os municípios baianos, em decorrência da seca, onde o governador Jaques Wagner já decretou emergência em 214 cidades, o deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) sai em defesa da população atingida e do governo Wagner citando ações realizadas no intuito de minimizar o problema e seu empenho pessoal em ajudar a região, principalmente, o norte baiano. Ele acredita que dois grandes projetos em médio prazo tranquilizarão essa população: o Canal do Sertão baiano e outra adutora que levará água de Juazeiro até a região de Senhor do Bonfim.

Citando um dos pré-candidatos do PT ao governo do estado (Rui Costa), Brasileiro disse que uma série de ações foram implantadas para ajudar o povo do sertão baiano. “O governo estadual vem trabalhando e tem feito muitas intervenções nesse sentido, via ministério da integração, via Embasa, CERB e uma serie de órgãos, coordenados pelo secretário da Casa Civil Rui Costa”.

Canal do Sertão transportará desenvolvimento

O Canal do Sertão, explicou o deputado, deve sair do Lago de Sobradinho passando pela bacia do Itapicuru, da qual Bonfim participa com mais 8 municípios, até a bacia do Jacuípe, mas não é uma solução rápida. “O edital pra construção vai ser baixado até este mês de março, a empresa que ganhar licitação tem até 12 meses pra apresentar o projeto. Não é tão simples tem que estudar a construção, pois é um canal, que imagino seja de mais ou menos 6 metros de largura para percorrer uma distância de aproximadamente 250 km. É algo gigantesco, um ano para que seja apresentado ao governo federal o projeto que está orçado em 12 milhões de reais, que já estão alocados no PAC 2. A previsão de construção é de 2 anos, porque ainda tem licença ambiental, licitação da própria obra, etc.”.

Carlos Brasileiro enalteceu a importância do projeto. “São recursos hídricos pra mais de 30 municípios baianos, em segundo plano garante a revitalização do rebanho e em terceiro plano, mas não menos importante está a quantidade de projetos de irrigação que vão se espalhar nesse percurso do canal”.

O outro grande projeto dos governos petistas de Wagner e Dilma é a construção de uma adutora que vai levar água do São Francisco de Juazeiro até Senhor do Bonfim. “A expectativa é de que o projeto seja entregue até o final de julho e a obra até o final do ano. Para que daqui a um ano ou um ano e meio essa adutora esteja pronta, já que infelizmente os indicadores são de que daqui a dois anos existe a possibilidade de outra crise por conta da seca. O governador está se antecipando”, defendeu o deputado.

Racionamento de água

Cerca de 76 municípios, hoje, na Bahia já estão racionando água. Cidades com mais de 300 mil habitantes estão nesse sistema de racionamento como Vitoria da Conquista, entre eles quase todos os municípios do Piemonte Norte.

Ajuda que demora

Uma grande queixa dos municípios é a demora para que chegue até as pessoas ajuda necessária. “Temos feito intervenções nas reuniões do comitê de convivência pela seca, para diminuir a burocratização. Claro que temos que nos preocupar com as leis que regem o país e o estado, mas tem determinados momentos, em que algumas leis têm que ser substituídas pro outros regimentos onde legislativo e advogados podem fazer a defesa daquilo que se quer investir. Nesses momentos não podemos só ficar olhando a frieza da lei. São vidas que estão em jogo e a gente tem colocado isso”, disse em defesa do sertanejo.

“A questão dos grãos tive a oportunidade de, junto com a Conab, ajudar muitos produtores, mais de 500, que estavam emperrados, isso porque os cadastros não estavam fidedignos e, além disso, existe uma demanda assustadora. Mas, estamos a disposição para ajudar, coloquei um assessor aqui em Senhor do Bonfim à disposição dos produtores para ajudar no que for preciso”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *