Matagal e Lixo tomam conta do Bairro Parque Centenário

A área foi transformada em depósito de lixo

Da Redação

A falta de limpeza em terrenos baldios vem causando mal estar para a população, a exemplo da Rua Santa Sofia, no bairro Parque Centenário. O local tornou-se um depósito de lixo e entulhos, onde podem ser encontrados muitos animais como ratos, baratas, morcegos e insetos.

Além disso, o acúmulo do lixo vem servindo de local de trabalho para algumas famílias de catadores, que tentam amenizar a situação retirando as garrafas pet e latinhas, que servem para a reciclagem. “O lixo divide espaço com restos de construções e objetos que podem acumular água. Você pode observar quantas vasilhas estão juntando água com a dengue”, conta à moradora que pediu para não ser identificada.

Em vez da Prefeitura limpar a área, deveria aplicar multa ou tomar os terrenos

Há mais de cinco anos, o problema causa transtornos. Os moradores já tentaram contactar os órgãos públicos do Município para que se pronunciassem a respeito da questão, mas até agora nada foi feito. A área total do terreno chega a medir aproximadamente o equivalente a um hectare. De acordo com a moradora, a situação piora ainda quando chove.

“Parece que deságua um rio neste local em dias de chuva, sem contar a grande quantidade de insetos que acabam trazendo inúmeras doenças para nós moradores”, comentou. Segundo ela, a situação está caótica. “O lixo é espalhado no local gerando mau cheiro e trazendo muitos animais como ratos, baratas e insetos, que podem ser vistos diariamente pelas ruas”.

O local serve de atração para animais

Enquanto isso, os moradores ficam expostos a perigos relacionados à falta de limpeza no local. Além do aparecimento de animais como cobras, escorpiões e ratos nas residências, o transtorno está causando doenças como dores de cabeça, alergias, dengue e falta de ar. Os mais prejudicados são as crianças e os idosos, que constantemente vão aos postos de saúde.

Os carros do lixo passam duas vezes na semana fazendo a coleta, mas os próprios moradores são os responsáveis pela insanidade quando colocam lixo em terrenos baldios (particulares) chegando ao cumulo desse absurdo. A Prefeitura não pode fazer a limpeza de áreas particulares, mas poderia dar um freio nos proprietários infratores que deixam seus imóveis com livre aplicando multas ou transformando a área em bem público como acontecessem vários municípios do país. Por sua vez, é grande a quantidade de especuladores imobiliários que nem vendem ou constroem prejudicando o desenvolvimento do próprio município, para esses espertinhos, o município deveria fazer valer o que rege a Lei Orgânica, quer dizer, aplicação de multas e a possível tomada do imóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *