Pernambuco terá novas Unidades de Conservação de proteção integral
Pernambuco vai ganhar mais duas Unidades de Conservação (UCs) de proteção integral. O Parque Estadual Reserva do Areial, com 1.600 hectares, e o Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com 4.627 hectares, estão localizados no município de Petrolina, no Sertão do Estado, numa área da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a 38 quilômetros do centro da cidade. Agora, Pernambuco vai somar cinco UCs. Outra área prevista é o Parque Estadual Tatu-Bola.
A reunião que estabeleceu as duas novas unidades aconteceu em Petrolina. “Fizemos uma audiência pública e fechamos a decisão com a comunidade”, contou o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier. Segundo ele, o próximo passo será apresentar o documento ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), no dia 13 de fevereiro, e, após a aprovação, entregá-lo ao governador Eduardo Campos, que formalizará as áreas. “Esperamos fazer isso até março”, disse Xavier.
O Parque Estadual Tatu-Bola também pode ser tornar uma UC. A região tem mais de 60 mil hectares e, além de Petrolina, abrange os municípios pernambucanos de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. De acordo com o secretário, a área é muito grande e requer diálogo com os prefeitos. “Vou me reunir ainda hoje (ontem) com eles para discutirmos a proposta”, afirmou. (JC Online)