Jornalista lança livro que retrata Revolta dos Malês, na Bahia, em novembro
O maior levante de escravizados da história do Brasil, a Revolta dos Malês, que ocorreu durante o Império do Brasil, em Salvador, no ano de 1835, será abordado em um novo livro com lançamento marcado para o dia 6 de novembro, em uma segunda-feira, às 18h30, na Casa do Olodum, localizada no Pelourinho, em Salvador.
A obra, intitulada “Malês – A Revolta dos Escravizados na Bahia e Seu Legado”, é um estudo histórico que se baseia em documentos e relatos de participantes dessa revolta popular de escravizados africanos. O autor do livro é o jornalista Gilvan Ribeiro.
O livro, publicado pela Editora Planeta, conta com um prefácio escrito pelo sociólogo baiano Muniz Sodré, amplamente reconhecido como um dos pensadores mais destacados do Brasil na contemporaneidade.
Gilvan Ribeiro, o autor, é conhecido por seu best-seller “Casagrande e seus Demônios” lançado em 2013, bem como outras obras como “Sócrates e Casagrande, uma História de Amor” (2016) e “Travessia” (2020), todas elas escritas em colaboração com Walter Casagrande Júnior. O jornalista tem uma longa carreira que se estende desde 1988, tendo trabalhado em veículos de renome, como Folha de São Paulo, Folha da Tarde, Diário Popular, Diário de São Paulo e Agora São Paulo, desempenhando funções que variam de repórter a editor e colunista.
Além disso, Gilvan também atuou como repórter de TV na ESPN Brasil. Gilvan Ribeiro nasceu em 1964 na cidade de Bauru, São Paulo.