Novos medicamentos genéricos começam a circular no Brasil

O Brasil conta hoje com 88 fabricantes de genéricos, segundo a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), responsáveis por mais de 2.500 registros de medicamentos, que derivam mais de 4.600 apresentações comerciais. O faturamento do setor, próximo dos R$ 17,9 bilhões em 2023, tem a previsão de crescer mais de 10% em 2024, puxando o aumento das vendas de todo o restante da indústria farmacêutica brasileira, que crescerá aproximadamente 14% em valores.

Neste mês de agosto, mais sete novos medicamentos começaram a ser comercializados.

Os medicamentos, que estão sendo oferecidos nas prateleiras das farmácias em 15 apresentações, foram lançados recentemente pelo laboratório Cifarma. São eles, em relação aos de uso adulto, o Omeprazol de 20 miligramas nas apresentações de 30 e 60 cápsulas e uma apresentação exclusiva com 90 cápsulas. O remédio é indicado para o tratamento de úlceras, esofagite de refluxo e auxilia nos estados de hiperacidez gástrica (queimação). Também foi lançado novo modelo do antiviral Aciclovir, de 200 miligramas, com 25 comprimidos. É usado para tratamento de herpes simples, genital e labial e também da herpes zoster.

Xarope e comprimidos

De uso adulto e pediátrico, um outro produto lançado foi o Maleato de Dexclorfeniramina + Betametasona – (0,4 + 0,05) mg/ml, nas apresentações na versão xarope de 120 ml, sabor cereja, e em comprimidos, com 20 unidades. Anti-inflamatório e antialérgico, o medicamento é indicado no tratamento das infecções alérgicas do aparelho respiratório típicos do inverno como rinite alérgica, asma brônquica e alergias de pele.

Num lançamento exclusivo, foi lançada também a primeira apresentação em gotas da Desloratadina – 1,25 mg/ml. Antialérgico com ação de 24 horas, com dose apenas uma vez ao dia, esse genérico está sendo oferecido nas versões com 10 e 30 comprimidos revestidos (5 mg), e em xarope (0,5 mg/ml) de 60ml e 100ml + seringa dosadora.

“Inovamos ao trazer essa apresentação em gotas, que é a primeira do mercado. Eficiente antialérgico, o remédio tem como benefício o fato de não provocar sono e ainda propiciar comodidade posológica, com uma única dose ao dia”, explica o farmacêutico e gerente de Marketing da Cifarma, Rafael Ducas.

Em gotas

De uso pediátrico, também foi lançado novo modelo do Ibuprofeno 100 mg/ml gotas, no sabor cereja e morango. Anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, esse remédio reduz a febre e alivia dores decorrentes de gripes e resfriados, além de dor de garganta, cabeça, dente, além de dores musculares.

Na linha de contraceptivos, os últimos produtos da lista são o acetato de ciproterona 2 mg + etinilestradiol 0,035 mg, e Levonorgestrel 0,15 mg + Etinilestradiol 0,03 mg, ambos na apresentação com 63 comprimidos. São indicados para uso contínuo por três meses. E ainda Levonorgestrel 1,5 mg, contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte), em dose única. Segundo Rafael Ducas, os lançamentos atendem a uma demanda de mercado e são focados no dia a dia de uso contínuo, principalmente com uso no inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *