Bolsistas do Centro de Agroecologia da UNEB visitam Codevasf de Juazeiro
Bolsistas do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) fizeram uma visita a Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, na última sexta-feira (21).
A visita integra as atividades do projeto Estratégias de Acesso Social à Legislação Agroambiental, como Mecanismo de Proteção aos Bens de Uso Comum, realizado pelo Caerdes e teve o objetivo de obter in locu informações sobre as ações realizadas pela Companhia; as áreas de atuação da empresa no Vale do São Francisco e as ações de controle e conservação de áreas degradadas na região.
Durante o encontro, a chefe da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf, Edneuma Gonçalves, apresentou, entre as diversas ações da Empresa, o projeto de revegetação da mata ciliar do rio São Francisco que concilia atividades de educação ambiental. Edneuma disse que a Codevasf já realizou um projeto piloto de recomposição de vegetação nativa em parceria com a UNEB, na comunidade rural de Conchas, que fica próximo ao perímetro de Irrigação Maniçoba, em Juazeiro.
Edneuma acrescentou ainda que o projeto de recuperação de áreas degradadas, a implantar neste ano é uma continuação do trabalho de reflorestamento das margens do rio realizado anteriormente pela Empresa. “Esse projeto envolve a recuperação das áreas de preservação permanente do São Francisco que estão extremamente degradadas. Primeiro vai ser realizada a recomposição topográfica do ambiente e depois será feita a revegetação”, explica a pesquisadora.
Para os alunos da UNEB, bolsistas do projeto, encontros com profissionais que lidam diariamente com assuntos que são debatidos em sala de aula facilitam o aprendizado desses conteúdo. “Participar de reuniões como esta nos dá mais segurança ao compartilhar os conhecimentos por meio do nosso projeto de extensão no Caerdes, porque podemos citar fatos reais que acontecem aqui no Vale do São Francisco”, explica o estudante do curso de Engenharia Agronômica da UNEB e integrante do Projeto, Saullo Melo.
Caerdes- Coordenado pelo professor da Uneb, Dr. Jairton Fraga Araújo, o Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável é um local que desenvolve pesquisas multidisciplinares direcionadas, não só para o curso de Engenharia Agronômica, como também para o curso de Direito.
Esse intercâmbio é firmado por meio do projeto “Estratégias de Acesso Social à Legislação Agroambiental, como Mecanismo de Proteção aos Bens de Uso Comum” e tem como objetivo estimular o acesso a legislação ambiental na região do Vale do São Francisco. Para execução desse projeto, são confeccionados e distribuídos panfletos e cartilhas informativas, além da realização de palestras educativas nas escolas da região onde são abordados temas como Lei de Crimes Ambientais, Lei dos Agrotóxicos e Política Nacional do Meio Ambiente.
A estudante do Curso de Direito da Uneb Kallinca Artruso é integrante do projeto e explica que essas visitas que realizam a órgãos como a Codevasf ajudam na realização das palestras sobre educação ambiental e serve de base para os monitores.
“Entrevistas com profissionais que atuam em empresas como essa são relevantes porque vão nos dá exemplos de como elas trabalham e a sua importância para a região e, dessa forma, podemos compartilhar os conhecimentos adquiridos para as nossas palestras de forma clara e objetiva”, reforça a estudante Kallinca. (UNEB)