Odacy alerta sobre agressões nas nascentes e esgotos jogados no rio São Francisco em dia especial dedicado ao Velho Chico
Após instalar oficialmente a Frente Parlamentar pela Revitalização do Rio São Francisco e demais rios de Pernambuco na Assembleia Legislativa, neste dia 3, o deputado estadual Odacy Amorim, líder do PT na Alepe, fez questão de participar em Petrolina, da programação do Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. O ato teve início com uma caminhada pelas principais avenidas da cidade, terminando com uma série de manifestação nas margens do rio, orla 1 de Petrolina.
“Estamos aqui defendendo o rio porque o São Francisco representa vida e a gente defende a vida com qualidade e respeito ao meio ambiente. Neste dia em que instalamos oficialmente essa Frente Parlamentar, feita de forma simbólica neste dia especial e num momento de reflexão em todos os estado por onde o São Francisco passa. Em Petrolina, representantes da sociedade civil como índios, pescadores, demais comunitárias, políticos e imprensa, se unem para alertar sobre a importância de se proteger o nosso Velho Chico”, afirmou Odacy.
O parlamentar ressaltou em sua fala durante o ato, que essa proteção do rio passa por ações de revitalização, como a proteção às nascentes dos rios, especialmente do rio São Francisco, onde se mais agride o Velho Chico.
“Esgotos ainda são jogados no São Francisco. Já enviamos através da Frente, ofícios aos prefeitos para saber como anda a questão do saneamento e dos resíduos sólidos nos municípios. Essa é uma luta importante. Tem que se acabar com os esgotos jogados in natura nos rios, como é também necessário, combater o desmatamento nas nascentes do rio São Francisco. Esse é o ponto fundamental”, destacou Odacy Amorim.
Frente Parlamentar
A Frente Parlamentar pela Revitalização do rio São Francisco e demais rio de Pernambuco será coordenada pelo deputado Odacy Amorim com a presença de outros parlamentes. Durante a instalação, a Frente ganhou novos membros como os deputados Ricardo Costa (PSB), Priscila Krause e deputado Sílvio Costa Filho, líder da oposição na Assembleia Legislativa. A deputada Socorro Pimentel (PSD), também presente, já integra o colegiado.
“Essa Frente Parlamentar é de suma importância para o nosso estado. A partir deste momento, saberemos como e aonde agir para proteger o Velho Chico. Parabenizo o deputado Odacy Amorim por essa iniciativa”, afirmou Sílvio Costa Filho.
Segundo Odacy, a Frente irá durar dois anos e ao final será feito um diagnóstico completo das condições de 29 rios que Pernambuco possui. “Vamos fazer visitas, debates, audiências para levantar um diagnóstico completo da situação dos rios em Pernambuco e no caso do rio São Francisco, ele é terá atenção especial por sua importância e por suas águas passarem a abastecer em breve quase todo o estado com o ramal da Adutora do Agreste que vem sendo implantado”, explicou o coordenador do grupo.
O petista informa que durante a atuação da Frente dos rios irá envolver órgãos como a CPRH (Agencia Estadual do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente e o Ministério Público que Odacy pretende convidado para algumas discussões.
“São 29 rios de Pernambuco e vamos saber a situação de cada um, dá sequencia ao que é feito no dia a dia, ampliando a fiscalização. No final, vamos apresentar um diagnóstico apontando medidas de proteção aos rios pernambucanos. Esse documento enviado às autoridades competentes. Precisamos cuidar dos nossos rios e apontar como fazer isso melhor. Essa será a meta dessa Frente Parlamentar”, destacou Odacy Amorim.