Presidente da Bahia Pesca visita Sobradinho e apresenta projeto estruturante para o setor

 
O Presidente da Bahia Pesca Derneval Oliveira Junior, esteve visitando Sobradinho, quando apresentou projeto estruturante que irá dinamizar o setor, gerando emprego e renda para pescadores e piscicultores familiares.  
Segundo o Presidente da Bahia Pesca, as intervenções são necessárias para o desenvolvimento regional e os projetos se tornam cada vez mais urgentes e de caráter estruturante, pois o retrato atual reflete um segmento artesanal, que precisa de suporte desde os aspectos de produção até a comercialização. “É necessário que sejam implementados projetos que permitam impulsionar a pesca artesanal e alavancar a piscicultura, profissionalizando a atividade e permitindo a estruturação desta cadeia produtiva”, destacou o Presidente.
Bahiapesca1
O Projeto estruturante discutido para Sobradinho consiste no desenvolvimento e fortalecimento da piscicultura em tanques-redes, o que para o Presidente, vai gerar emprego e renda, dinamizar o setor e garantir segurança alimentar.
” Este projeto estruturante pretende agregar pessoas da agricultura familiar. É um projeto simples , mas com grandes resultados. São previstas seis gaiolas por família, a um custo de cerca de dezenove mil e quinhentos reais, com ração subsidiada e acesso ao crédito, algo praticamente inédito para quem está na atividade há anos,”falou o Presidente.
Derneval Oliveira Junior solicitou aos entes municipais que identificassem as áreas e já iniciassem o processo de cadastramento do público alvo.   
“Sobradinho possui um potencial imenso para a pesca e a aquicultura. Precisamos explorar mais esses segmentos, de grande importância econômica e social, mediante ações compartilhadas com o governo federal, estadual e municipal para atender as  associações e colônias de pescadores”, declarou o Presidente.
A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, garantiu a contrapartida do município e já mobilizou seus técnicos para atuarem nesta ação. 
Na oportunidade o gestor da pasta solicitou apoio para desenvolver a atividade de piscicultura em viveiros escavados com a criação de tambaqui e pintado(surubim) em Sobradinho.
Também foi discutida a necessidade de realizar em Sobradinho um evento técnico, com o Consórcio dos Municípios do Território São Francisco, para se discutir o desenvolvimento da pesca e piscicultura nos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *