Prefeitura apresenta proposta de PCCV para categorias de servidores
A tarde desta quinta-feira (29) marcou a abertura de mais uma mesa de negociação entre a Prefeitura de Petrolina e o Sindicato dos Servidores Público Municipais (Sindsemp). Em reunião realizada nas instalações da Prefeitura Municipal, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, recebeu o presidente do Sindicato, Walber Lins e servidores que representavam algumas das categorias que compõem a gestão. O controlador geral do município, Renan Borges, também esteve presente na reunião.
O ponto alto do encontro foi a apresentação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), recomendado pelo prefeito, Julio Lossio e desenvolvido pela equipe da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Petrolina, que irá beneficiar categorias de nível elementar e médio. O plano contempla mais de 1600 servidores, que desempenham funções como auxiliar de serviços gerais (ASG), cozinheiro, pedreiro, vaqueiro, recepcionista, agente e auxiliar administrativo, desenhista, digitador, motoristas e outras categorias.
De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, a modelagem do plano tem o objetivo de homogeneizar o tratamento dispensado aos servidores, já que estes níveis não possuem, até o momento, legislações especificas que os assista. “Tantas categorias como auditor fiscal, agente de endemias e de saúde e, outras funções, possuem um normativo e um regulamento próprio. Já essas funções, que estão lá na ponta, não estão resguardadas por um plano. Apresentamos hoje esse modelo para que possa ser analisado pelo Sindicato e posteriormente enviado à Câmara”, avalia Geraldo Junior.
O PCCV, para nível elementar e médio prioriza, entre outros aspectos, provimento de cargos, progressão de carreira, promoções, avaliação de desempenho, comissão de desenvolvimento funcional, vencimentos, remuneração além de capacitação.
“Sabemos que essa foi a apenas a largada para uma discussão que deve se aprofundar. Temos muito a discutir, mas, o nosso objetivo é sempre encontrar soluções que sejam viáveis para ambos os lados, esse é o desejo do nosso gestor, Julio Lossio”, avaliou o secretário de Planejamento.