Superintendência do IBAMA na Bahia envia nota para a Redação do AP esclarecendo possível fechado da Unidade em Juazeiro
Ação Popular
A Superintendência Regional do IBAMA na Bahia enviou nota para a redação do AP relatando a posição do órgão sobre a matéria divulgada no último domingo (08) sobre o possível fechamento do Escritório da Unidade em Juazeiro. Na nota, a direção afirma que não existe nenhuma definição sobre o fato.
Confira:
Com relação ao teor da matéria divulgada na edição do dia 08.11, domingo, do jornal Ação Popular, sob o título “Juazeiro Perde Escritório do Ibama”, informamos que até o momento não há nenhuma definição sobre o plano de otimização das unidades descentralizadas (Port. Norm. nº 09/2015), uma política de reestruturação do órgãos em todos os Estados da Federação determinada pela Presidência do Ibama, considerando, entre outras, a necessidade de adequar a atuação das Superintendências à legislação vigente e demandas de interesse nacional, buscando reforçar a integração com as prioridades estratégicas da instituição.
O plano encontra-se em fase de elaboração, de discussão, e posteriormente será apreciado pelo Conselho Gestor do Ibama em Brasília, havendo a partir dessa análise as definições de quais unidades serão mantidas, desativadas ou incorporadas a outras unidades. Até o momento ainda não há previsão para reunião do conselho.
Por fim, informamos que na quarta-feira, 04/11, o Superintendente Celio Pinto esteve reunido com servidores da Unidade Avançada de Juazeiro, juntamente com a Superintendente do Ibama em Pernambuco, Ana Paula Cavalcanti de Pontes, e a sua chefe da Diaf do Ibama naquele estado, com o objetivo de ouvir os servidores locais, visando a construção da proposta de unificação das Unidades Avançadas de Juazeiro e Salgueiro.
A proposta de junção das duas Unidades Avançadas (Juazeiro/BA e Salgueiro/PE), integra o plano de otimização das unidades descentralizadas e será defendido pelos dois superintendentes junto à Presidência do Ibama.
Qualquer que seja o novo arranjo institucional, o Ibama pretende otimizar sua atuação na Agenda Federal de fiscalização e controle ambiental no Rio São Francisco, a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada – FPI e casos similares de atuação conjunta com outros órgãos.
Superintendência do Ibama na Bahia