Após nova pesquisa Ipespe/Folha PE, candidatos ao Senado definem estratégia para reta final

Depois de tomarem conhecimento do resultado da terceira rodada da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta terça (25), os candidatos ao Senado já mostram como serão suas estratégias para os últimos dias de campanha. Com a primeira vaga bem encaminhada, a disputa está acirrada pela segunda cadeira à Casa Alta.

Com 37% das intenções de voto, o deputado federal e candidato a senador pela Frente Popular, Jarbas Vasconcelos (MDB) permanece na liderança e ao que tudo indica tem as maiores chances entre os postulantes de ficar com uma das vagas. Nesta quinta (26), ele esteve em Itapissuma e, ao lado do prefeito José Tenório (PSD), e do candidato a deputado estadual, Cal Volia (PP), participou de ato de campanha nas ruas cidade, com caminhada pelas vias do loteamento Cidade Criança, encerrada com um comício na área central do município.

Jarbas Vasconcelos (MDB), em ItapissumaJarbas Vasconcelos (MDB), em Itapissuma – Crédito: Thiago Lemos/Divulgação

A disputa pela segunda cadeira do Senado está sendo protagonizada pelo senador e candidato à reeleição Humberto Costa (PT), e o deputado federal Mendonça Filho (DEM). No entanto, a tendência demonstrada na pesquisa anterior, com queda de ambos, de cinco pontos para o petista e sete para o democrata, com empate técnico dentro da margem de erro, se repetiu, mas agora com a ascenção de ambos. Nesta rodada, Humberto apareceu com 30%, e Mendonça com 24%.

O Ipespe ouviu 800 pessoas, usando uma metodologia face a face. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95.45%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-04472/2018.

Diante desse novo cenário, Humberto Costa evitou entrar no confronto direto com Mendonça, seu principal concorrente. Ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), o senador esteve em Palmares, na noite dessa terça-feira (25), para participar de uma carreata e caminhada no município. “Por onde passamos, a recepção do povo tem sido sempre em grande estilo. O povo já escolheu o lado certo que é o nosso, o da Turma de Lula”, afirmou Humberto.

Humberto Costa (PT), em ato de campanha, no município de PalmaresHumberto Costa (PT), em ato de campanha, em Palmares – Crédito: Assessoria Humberto 130

Já Mendonça Filho tem adotado a estratégia de desconstruir a imagem do petista para tirar dele votos preciosos que poderão fazer a diferença na contagem final. “Quero ser senador para trabalhar por Pernambuco e não para ter uma aposentadoria ou para me proteger de processo na lava jato”, alfinetou Mendonça, em evento na noite desta terça (25), falando para sua militância ao lado do senador e candidato ao Governo de Pernambuco Armando Monteiro (PTB) e de colegas de chapa.

Na oportunidade, democrata reclamou das notícias falsas que a campanha de Humberto estaria divulgando. “Mesmo sendo punidos pela Justiça Eleitoral por prática de fake news e trucagem, meus adversários insistem na mentira. ““ Alguns se incomodam porque a verdade é dita. Mas nós vamos enfrentar os nossos adversários colocando sempre a verdade em primeiro lugar”, disse. A rivalidade deve se intensificar nessa reta final, principalmente se os resultados continuarem a apontar o petista na segunda colocação.

Mendonça Filho (DEM), ao lado de Armando Monteiro (PDT), em evento com a militância

Mendonça Filho (DEM), ao lado de Armando Monteiro (PDT), em evento com a militância – Crédito: Bruno Campos/Divulgação

Correndo por fora – Os deputados federais Sílvio Costa (Avante) e Bruno Araújo (PSDB) aparecem empatados, com 10%, cada. Enquanto o petista manteve o seu percentual, o tucano oscilou dois pontos para mais. Pastor Jairinho (Rede) tem 4%, Albanise Pires (PSOL), Adriana Rocha (Rede), Hélio Cabral (PSTU) e Lídia Brunes (Pros) registraram 1%, cada. Alex Rola Lima (PCO) e Eugênia Lima (PSOL) , 0%. Os nulos ou brancos somam 23% no primeiro voto e 30% no segundo voto. Os entrevistados que declararam que não sabem ou não opinaram são 27%, seis pontos percentuais a menos do que o último levantamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *