Pois é, a hora que você faz sexo pode interferir no “poder” da prática. Da inteligência à fertilidade, tem hora certa pra tudo! Confira os detalhes

Que são muitos os benefícios do sexo responsável para saúde, todo mundo já sabe. Mas você sabia que o horário em que ele acontece pode trazer melhorias específicas para o bem-estar? Da inteligência à fertilidade, tem hora pra tudo!

casal se beijando na cama
shutterstock

Benefícios do sexo são muitos e podem ser melhor aproveitados de acordo com cada horário

Relógio dos benefícios do sexo

6h: Fertilidade

Se você está tentando aumentar as chances de ter um bebê, ajuste seu despertador! De acordo com pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, o sêmen produzido no início da manhã (antes das 7h30) tem maior concentração de espermatozóides, o que significa um melhor desempenho e mais chances de engravidar.

7h30: Homens com melhor desempenho sexual

Se você se relaciona com um homem , já deve ter reparado que o apetite sexual deles é maior pela manhã. Isso acontece porque o nível de testosterona atinge o seu pico antes das das 8h, favorecendo a disposição e desempenho sexual.

8h30: Melhora no humor e sistema imunológico

De acordo com uma pesquisa da educadora sexual Debby Herbenick, transar antes de qualquer atividade pode melhorar o seu humor ao longo do dia. O orgasmo no início da manhã libera oxitocina, conhecido como “o hormônio do amor”.

Além disso, o sexo matinal também é capaz de elevar os níveis de IgA, um anticorpo que protege contra infecções.

12h: Melhora no rendimento no trabalho

Também não é segredo para ninguém que a relação sexual pode aliviar um dia estressante. O que poucos sabem, porém, é que existe um horário mais eficiente para isso. Um estudo da Universidade de Georgia apurou que o sexo regular pode diminuir a ansiedade antes de situações desafiadoras, por isso a importância de fazê-lo no meio da rotina.

O estudo também afirma que o sexo pode melhorar o desempenho em tarefas de pensamento complexo, como cálculos matemáticos.

15h: Ajudinha para a saúde do coração

Independente de estar apaixonado, o sexo no meio da tarde pode ajudar o seu coração a funcionar melhor. Esse é o momento em que os hormônios sexuais femininos e masculinos estão em perfeita sincronia, o que contribui para a liberação de oxitocina.

Conhecida como “hormônio do amor”, a oxitocina reforça o sentimento de carinho e afeição entre pessoas próximas, o que também diminui a produção do cortisol, responsável pelo estresse. Juntos, os fatores contribuem para evitar doenças cardíacas.

19h: Melhora o raciocínio

Pense duas vezes antes de desabar no sofá após um dia de trabalho cansativo. Você sabia que o sexo regular pode interferir na retenção de informações e no raciocínio? A informação é comprovada por pesquisadores da Universidade de Maryland.

De acordo com o estudo, as relações facilitam a regeneração de células do hipocampo cerebral, o que pode até gerar alguns pontos de Q.I a mais.

22h: Ideal para o sono tranquilo

Nunca subestime o poder calmante do sexo. Se a intenção é dormir tranquilamente, invista na transa no final da noite, o que aumenta a produção da prolactina e da melatonina, hormônios que induzem o sentimento de calma e felicidade através da endorfina.

Mas fique atenta: nesse caso, só há benefícios do sexo com orgasmo! A relação insatisfatória pode estimular a produção de cortisol e adrenalina, responsáveis pelo aumento no nível de estresse.