Trinta anos após um racha na família Coelho, colocando em campos opostos os grupos do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o do seu tio Oswaldo Coelho (ex-deputado pelo DEM que morreu no ano passado), será reunificada nas eleições deste ano. A pré-candidatura do deputado estadual Miguel Coelho (PSB), filho do socialista, à Prefeitura de Petrolina, terá o apoio de Guilherme Coelho (PSDB), filho do ex-parlamentar.
Assim, além de reunir os campos políticos, os dois vão refazer a aliança entre PSB e PSDB já firmada em Jaboatão dos Guararapes. Os grupos estavam brigados desde 1986, quando uma parte da família decidiu ficar no PFL, com a redemocratização, enquanto Fernando Bezerra Coelho se aproximou da esquerda ao se aliar ao ex-governador Miguel Arraes (PSB), avô do também ex-governador Eduardo Campos (PSB). Os dois lados chegaram a se enfrentar em Petrolina. Três décadas depois, o apoio foi confirmado nesta terça-feira (19) e terá os detalhes revelados em coletiva de imprensa nesta quarta (20), às 11h.
Ainda não foi divulgado, por exemplo, o nome do vice, que pode ser indicado por Guilherme Coelho. O tucano era vice-prefeito de Júlio Lóssio (PMDB), mas deixou o cargo há dois meses para assumir uma vaga na Câmara dos Deputados. Eleito suplente, o deputado ficou na Casa até a semana passada, quando dois secretários do governo Paulo Câmara (PSB) se licenciaram para reassumir as vagas e votar na eleição do sucessor do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Antes da confirmação da aliança com o PSDB, doze partidos já estavam na coligação: além do PSB, PDT, PR, Rede, PV, PSD, PSC, SD, PRTB, PRP, PEN e PTC. Com a chegada dos tucanos, o DEM também pode anunciar apoio a Miguel Coelho.
Em Jaboatão, ao contrário do que queria o prefeito Elias Gomes (PSDB) inicialmente, o cabeça de chapa será o agora vice, Heraldo Selva (PSB). Para concorrer à vice, foi indicada a secretária Conceição Nascimento (PSDB), quem o tucano indicaria como candidata.(Jamildo Melo)



























