Concurso de Redação e Desenho terá como tema “100 anos de alegria, no carnaval de Juazeiro da Bahia”

Por Anna Monteiro

Foi lançado, na manhã desta segunda-feira (02), o Concurso de Redação e Desenho com o tema “100 anos de alegria, no carnaval de Juazeiro da Bahia”, que envolverá alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa foi apresentada hoje aos Coordenadores Pedagógicos, durante o último encontro formativo do ano de 2013 que aconteceu na Escola de Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ), e a reação dos presentes foi muito positiva, já que o projeto tem como objetivo valorizar uma das manifestações culturais mais marcantes da cidade (o carnaval) e incentivar o desenvolvimento da produção textual, leitura e pesquisa.

“Recebemos a notícia com surpresa e alegria, pois os estudantes poderão adquirir um conhecimento histórico sobre a cultura de Juazeiro, incluindo as antigas músicas, roupas, costumes e manifestações. Com essas novas informações eles poderão traçar um paralelo com os dias de hoje e construir sua própria identidade”, avaliou a coordenadora Lusilena Pires de Jesus. De acordo com a educadora, os resultados de iniciativas como essa são muito importantes para a escola e para os alunos. “No concurso de redação e desenho realizado pela TV São Francisco este ano, duas alunas da escola Edualdina Damásio ficaram entre os 10 primeiros colocados e isso foi muito bom para a autoestima de todos nós”, revelou.

Os desenhos e as redações deverão retratar o carnaval de forma criativa e original. Poderão participar alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, nos segmentos: Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental (do 4ª ano à 8ª série) e Educação de Jovens e Adultos (3ª, 4ª e 5ª etapas). Cada participante deverá concorrer individualmente. Para avaliação dos desenhos serão analisadas a técnica, expressividade, originalidade, criatividade e adesão ao tema; e da redação serão levados em conta os critérios de originalidade, criatividade, coerência, pertencimento ao tema, com ideia e adequação de linguagem. Após a avaliação das comissões julgadoras (que serão compostas por três profissionais), serão premiados os três melhores trabalhos classificados por ano/série.  

A primeira etapa acontecerá na escola de 31 de janeiro de 2014 a 05 de fevereiro; os trabalhos serão entregues à banca examinadora de 07 a 10 de fevereiro, a análise dos trabalhos acontecerá nos dias 11 e 12, o resultado final deverá ser divulgado no dia 13 e a premiação será realizada no auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro no dia 17 de fevereiro.

“A SEDUC já realizou projetos parecidos e foi parceira de outros concursos de redação, além de manter iniciativas de incentivo à leitura, como o ‘É Hora de Ler’. Agora a secretaria une a grande festa do carnaval da cidade, comemorando os seus 100 anos, e a educação de uma forma lúdica, inspiradora e carregada de história. Então, sem dúvida, os benefícios serão muitos, e todos eles contribuirão com a aprendizagem dos alunos”, concluiu a Diretora de Ensino Fundamental, Cristine Hermenegildo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *