Dengue tipo dois volta a circular em Salvador após 17 anos, alerta secretário de Saúde

Maior parte dos casos foi registrada no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário

(Foto: Bruno Concha/Secom PMS)

Anderson Ramos e Paloma Teixeir

A dengue do tipo dois voltou a circular em Salvador após 17 anos do registro da doença. Em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (13), o secretário de Saúde do município, Leo Prates, informou que foi registrado um aumento de 345,8% de notificações de casos de dengue na capital baiana. A maior parte dos casos foi registrada no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário.

Conforme o secretário, um dos principais motivos para o acúmulo de lixo e criação de focos de dengue é a falta de água. “A intermitência da água é complicada nos bairros mais periféricos. A gente sabe das dificuldades que a Embasa enfrenta, […] mas essa intermitência de água nos prejudica”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá intensificar os bloqueios de transmissão e ampliará as equipes, inclusive com trabalhos aos finais de semana e realizará aquisição de insumos e equipamentos específicos para o controle vetorial das arboviroses pela SMS.

Além disso, a SMS vai trabalhar com a SEMAN para execução de ações de macrodrenagem, saneamento básico e ambiental em canais, lagoas e córregos nos bairros com maior aglomeração de casos. O trabalho também será feito em conjunto com a Limpurb para ampliação dos mutirões, incluindo a modalidade de “bota fora” para recolher materiais inservíveis das residências nas comunidades com registro de casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *