Deputado alerta para situação crítica dos municípios pernambucanos

O deputado federal Gonzaga Patriota voltou a se preocupar com a questão da seca que assola o Nordeste brasileiro e, em especial, Pernambuco.

Faço uso da Tribuna desta casa para falar de um assunto que já tratei por diversas vezes, estou falando da seca que assola o Sertão pernambucano e todo o Nordeste brasileiro”, falou Patriota.

O parlamentar alertou que, apesar das chuvas que caíram na última semana, os reservatórios do Sertão de Pernambuco estão praticamente secos. E que parte da população tem dependido exclusivamente da ajuda de carros-pipa. Em alguns locais, como Terra Nova, o açude que abastece a cidade está vazio há dois anos.

O parlamentar lembrou que esse sofrimento também atinge até quem mora às margens do Rio São Francisco.

Nem mesmo a população que mora às margens do Rio São Francisco tem abastecimento de água regular. Em Petrolina, o açude de Vira Beiju, com capacidade para armazenar 11,8 milhões de metros cúbicos, está totalmente seco. Com isso, as comunidades rurais de Barra da Jurema, Cruz do Valério, Viração, Primazia, Riacho e Cacimba Velha têm contado com o abastecimento exclusivo por carros-pipa, Barragem do Chapéu está com 7,4% de sua capacidade”, alertou.

De acordo com o socialista, Parnamirim, Terra Nova, Cabrobó, Salgueiro e Araripina estão sofrendo com colapso no abastecimento de água.

Gonzaga Patriota finalizou o discurso solicitando mais programas como Água Para Todos e a conclusão da transposição do Rio São Francisco.

É muito triste está tratando desse assunto, e sei que ninguém quer ouvir isso, mas infelizmente essa é a realidade, e cabe a nós parlamentares relatar e pedir o apoio de todos, para juntos procurarmos soluções para conviver com a seca, pois para acabar com ela só Deus é capaz. Precisamos urgentemente de mais programas como Água Para Todos, da conclusão do canal de transposição do Rio São Francisco, para que a água chegue para todos”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *