Eleições 2026: Moema Gramacho deixa o PT para se filiar ao MDB

A ex-gestora afirmou que a mudança representa um novo capítulo em sua trajetória na política baiana

Neison Cerqueira
Foto: Luana Neiva/bahia.ba

 

A ex-prefeita de Lauro de FreitasMoema Gramacho, eleita quatro vezes pelo Partido dos Trabalhadores (PT), vai trocar de partido e passará a integrar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na Bahia. Em nota enviada à imprensa, a ex-gestora afirmou que a mudança representa um novo capítulo em sua trajetória na política baiana.

A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Victor Pinto, da BandNews FM, e confirmada na tarde desta terça-feira (31) pelo portal bahia.ba. O anúncio oficial ocorreu na noite de hoje.

“A força e a experiência política de quem já foi deputada federal, deputada estadual e prefeita de Lauro de Freitas, somadas à liderança de Moema Gramacho, chegam para fortalecer ainda mais o MDB na construção de um projeto sólido para as eleições de 2026”, diz o comunicado.

O evento de filiação está marcado para esta quarta-feira (1º), às 18h15, na sede do MDB, no Mundo Plaza, sala 2301, na Av. Tancredo Neves, no bairro Caminho das Árvores, em Salvador.

Veja o card

Foto: Divulgação

Trajetória política

Moema Gramacho foi prefeita de Lauro de Freitas quatro vezes pelo Partido dos Trabalhadores.

Mandatos

  • 2005 – 2008 (1º mandato)
  • 2009 – 2012 (reeleita)
  • 2017 – 2020
  • 2021 – 2024 (reeleita em 2020)

Ao todo, Moema governou o município em dois períodos distintos, somando quatro mandatos. Entre 2013 e 2016, a prefeitura foi comandada por Márcio Paiva, antes de a petista retornar ao cargo.

No pleito de 2024, como já não podia disputar a reeleição, Moema indicou o petista Antônio Rosalvo como candidato à prefeitura. Ele acabou derrotado pela atual prefeita, Débora Régis, do União Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *