Escolas da Bahia são contempladas com programa de educação tecnológica

Mais de 10 mil estudantes serão contemplados com programa que terá aulas de Robótica, Game entre outras

Da Redação

Estudantes podem imergir em aulas interativas
Estudantes podem imergir em aulas interativas – 

Laboratórios tecnológicos permitem que estudantes possam criar projetos inovadores, que mesclam o campo da educação e experiências vividas no âmbito escolar. Isso já é uma realidade em escolas do interior da Bahia, graças a Educação 7.0, um projeto da empresa pernambucana Dulino em parceria com as prefeituras do estado baiano.

Três municípios serão contemplados com o programa. Em Conceição de Feira, 1.475 estudantes poderão realizar os cursos de Game, Robotics e Maker, em duas escolas. Em Coração de Maria, os cursos Maker e Gamer atenderão quatro escolas e 1.416 estudantes.

Já em Feira de Santana, serão 22 escolas e cerca de 10 mil estudantes com os cursos cursos game, robotics e inclusão de kits makers. Estudantes poderão manusear ferramentas e se desafiarem no planejamento e montagem de projetos, através do acesso de aulas sobre programação e desenvolvimento tecnológico.

Em entrevista ao Portal A TARDE, Licia Saturtino, mãe de Davi Saturtino, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Herlio Mascarenhas Cardoso, diz que as aulas são fundamentais para a formação do filho. “Está motivando os jovens, através de novas oportunidades e abrindo novos horizontes, acreditando num futuro melhor, onde a tecnologia tem um papel preponderante”.

Com um método de avaliação diferente do convencional, os professores são capacitados para avaliar soft skills e hard skills em cada estudante ao explorar a metodologia do sistema de ensino. “Nossa avaliação é com indicadores que estimulam a formação integral dos estudantes, promovendo uma educação para a vida. Nossos materiais didáticos e abordagem de ensino se moldam às necessidades específicas que cada estudante apresenta no processo de desenvolvimento educacional, o tornando protagonista de sua aprendizagem”, explica o SEO da Duolino, Raphael Gadelha, em entrevista ao Portal A TARDE.

Ferramentas e metodologia de aulas

As ferramentas disponíveis são usadas para os cursos definidos por academias de educação. São elas a academia de robótica (Robotics Academy); games (Game Academy); cultura maker (Maker Academy) e idiomas (English Academy). Na Robotics Academy são usados kits de robótica com blocos de montar, linguagem de programação e software, com aulas sobre mecânica, mecatrônica e o ensino da robótica educacional. Já na Game Academy, a ferramenta é de desenvolvimento e criação de jogos, permitindo que os estudantes compreendam mais um pouco do universo dos jogos, e principalmente, desenvolvedores.

Para a Maker Academy serão disponibilizados kits exclusivos e ferramentas eletrônicas para o desenvolvimento de produtos atrelados a impressão 3D e marcenaria 4.0, no qual os estudantes podem participam do processo de criação e inovação, solucionando demandas coletivas e individuais. A English Academy, unb e a filosofia do English Interaction à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e ao uso de ferramentas tecnológicas para oferecer aulas mais dinâmicas, contextualizadas e significativas.

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