Ex-militar, instrutor da Swat e influente nas redes: quem é o senador Marcos do Val

Parlamentar capixaba disse que Bolsonaro tentou coagi-lo a dar um golpe de estado e anunciou que vai renunciar ao mandato

Senador Marcos do Val (Cidadania-ES)
Senador Marcos do Val (Cidadania-ES) – Foto: Reprodução/Instagram
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciou na madrugada desta quinta-feira que vai renunciar ao cargo e voltar a morar nos Estados Unidos. O parlamentar tornou sua decisão pública após ter dito, em uma live, que Jair Bolsonaro (PL) tentou coagi-lo a dar um golpe de estado. De acordo com o capixaba, a iniciativa do ex-presidente foi recusada e denunciada às autoridades competentes.

Quem é Marcos do Val?
Natural de Vitória (ES), Marcos do Val é um militar do exército Brasileiro no 38º Batalhão de Infantaria. O senador de 51 anos, no entanto, tornou-se famoso como instrutor de agentes de segurança pública e privada.

Com esta qualificação, Marcos do Val fundou uma empresa – o Centro Avançado em Técnicas de Imobilizações (Cati) – e ofereceu cursos para agentes da SwatNasaFBINavy Seals Vaticano, conforme consta no site oficial do senador.

Marcos do Val também era frequentador de programas de auditório, nos quais demonstrava as habilidades que ensinava em cursos dados a “mais de 120 corporações policiais e de segurança espalhadas por diversos países como EUA, China, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Itália, Portugal, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador, Colômbia, Brasil e outros”.

Eleito na onda do bolsonarismo, em 2018, Marcos do Val faz sucesso nas redes sociais. O nome dele consta em um levantamento feito pelo Globo com base em dados do Facebook e Instagram que ranqueou os parlamentares mais influentes.

O capixaba aparece no topo dos nomes mais fortes no Instagram, com taxa de interação de 2,9 milhões e 826 mil seguidores. marcos do Val está à frente de Damares Alves (Republicanos-DF), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Flávio Dino (PSB-MA) e Romário (PL-RJ).

No Facebook, Marcos do Val aparece na quinta posição, atrás de Humberto Costa (PT-CE ), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Eduardo Girão (Podemos – CE) e Magno Malta (PL-ES).

Nas últimas semanas, o senador capixaba travava embates com o novo governo federal. Em 13 de janeiro, cinco dias após os atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, Marcos do Val acusou a gestão Lula de deixar “a tragédia acontecer” e anunciou que pediria o afastamento e a prisão do ministro.

Marcos do Val também se notabilizou na CPI da Covid, em 2021. O senador integrava a tropa de choque do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante o interrogatório do irmão do ex-deputado Luís Miranda (DEM-DF), o capixaba e ex-parlamentar discutiram e chegaram se esbarrar. Outros senadores precisaram intervir para que os dois não chegassem às vias de fato.

Denúncia nas redes sociais
A declaração do senador foi dada durante uma live nas redes sociais.

Eu ficava puto quando me chamavam de bolsonarista. Vocês me esperem que vou soltar uma bomba. Sexta-feira vai sair na Veja a tentativa de Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de estado junto com ele, só para vocês terem ideia. E é logico que eu denunciei, afirmou do Val.

Após a transmissão, Marcos do Val usou sua conta no Instagram para reforçar o que havia declarado anteriormente. O parlamentar capixaba comunicou sua “saída definitivamente da política”.

Perdi a convivência com a minha família em especial com minha filha. Não adianta ser transparente, honesto e lutar por um Brasil melhor, sem os ataques e as ofensas que seguem da mesma forma. Nos próximos dias, darei entrada no pedido de afastamento do senado e voltarei para a minha carreira nos EUA, escreveu o senador.

Marcos do Val também alegou ter perdido a “paixão” por sua atividade parlamentar, lembrou que teve um problema de saúde, “chegando a sofrer um princípio de infarto”, e que vem sofrendo ofensas pesadas e que afetam até mesmo sua família.

Desculpem, mas meu tempo, a minha saude até a minha paciência já não estão mais em mim! Por mais que doa, o adeus é a melhor solução para acalmar o meu coração, finalizou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *