Governo negocia alternativa para fim da multa de FGTS

ideli

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta terça-feira que o governo está negociando textos alternativos à multa adicional de 10% do FGTS para demissões sem justa causa, para evitar a derrubada do veto presidencial ao fim do instrumento. Segundo a ministra, o Palácio do Planalto está analisando duas propostas do Congresso: uma que mantém a multa e vincula os recursos ao programa Minha Casa, Minha Vida e outra que concede aos trabalhadores os recursos da multa quando eles se aposentarem. O assunto foi tratado nesta terça-feira na reunião entre líderes da base aliada no Senado e a presidente Dilma Rousseff.

Ideli afirmou que a multa gerou no ano passado cerca de R$ 3,2 bilhões para o governo, verba que foi usada no Minha Casa Minha Vida. Sem o dinheiro, o programa será prejudicado, argumentou a ministra. Segundo Ideli, este é o tema que mais preocupa o governo.

— A reunião de líderes foi positiva no sentido de buscar alternativas para não ter derrubada de vetos. Se esta multa deixar de existir, isso terá um forte impacto no Programa Minha Casa Minha Vida. O programa não fica em xeque, mas o ritmo não fica o mesmo. É algo que preocupa — disse.

Na sessão do Congresso do dia 17 próximo há sete matérias com vetos que serão apreciados pelos parlamentares.

A ministra não quis comentar a recuperação da popularidade de Dilma, registrada em pesquisa divulgada hoje. Disse apenas que, independentemente do resultado das sondagens, a ordem da presidente aos seus auxiliares é sempre a mesma: trabalhar mais. (O Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *