HDM/IMIP é referência no atendimento a casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes

Ontem (18), é o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Serviço Social do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), está trabalhando o tema durante este mês de maio. Na ocasião, são realizadas abordagens nas enfermarias dos diversos setores da Unidade de Saúde, além de palestras nas recepções.

 Kátia Carreiro e Camilla Carneiro

“O HDM é referência no atendimento a casos de violência e suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Trabalhamos em equipe multiprofissional no sentido de realizar todo o acompanhamento. A equipe deve estar sempre atenta aos sinais e sintomas sugestivos de violência, possibilitando assim a identificação”, declara a coordenadora do Serviço Social do HDM, Kátia Silene Carreiro.

É realizado um atendimento psicossocial no sentido de acolhimento e identificação da demanda para que o caso seja encaminhado a rede de proteção. “O serviço Social realiza os contatos necessários com a rede a fim de garantir a continuidade do tratamento e os direitos em cumprimento com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A psicóloga do HDM, Camilla Carneiro, destaca que “Aqui nós oferecemos um espaço de escuta inicial para o sujeito e/ou seus familiares falarem das repercussões emocionais diante do evento traumático e em seguida realizamos encaminhamento para dar continuidade ao acompanhamento psicológico no Ambulatório do Dom Malan ou na rede de assistência do município de origem”, completa a psicóloga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *