Mesmo sem credibilidade, Dilma promete conclusão da transposição em 2016

transposicao dilma aciona bomba ao lado do inimigo FBC

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (21) à Rádio Grande Rio de Petrolina que as obras de transposição do rio São Francisco deverão ser inauguradas até dezembro do próximo ano.

Ela pousou na “capital do vale” por volta das 10h e de lá seguiu para Cabrobó a fim de acionar uma motobomba que vai puxar água do São Francisco para uma estação elevatória que fica a 9k de distância.

Estavam em sua companhia o governador Paulo Câmara, os senadores Humberto Costa (PT), Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e José Pimentel (PT-CE), os ministros Gilberto Occhi (Integração), Kátia Abreu (Agricultura) e Armando Monteiro (Desenvolvimento), o prefeito Auricélio Torres (PSB) e vários parlamentares federais e estaduais.

“A obra de integração do São Francisco vai mudar o semiárido brasileiro, apesar da seca. Mas quem falar que a seca não vai ocorrer estará mentindo. A arte nossa é conviver com ela”, disse a presidente.

Depois, em ato simbólico, ela e o governador Paulo Câmara acionaram os motores das duas bombas que levam água do rio São Francisco até o canal principal, abastecendo a barragem localizada no município de Terra Nova, passando por quatro aquedutos e o reservatório de Tucutu (percurso de 45 km).

O Eixo Norte, que vai de Cabrobó até o município de Cajazeiras, no Ceará, conta com três estações de bombeamento ao longo do percurso de 260 quilômetros. Além de abastecer os pernambucanos e os cearenses, o trecho vai beneficiar os Estados da Paraíba e o Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *